Foto: WashingtonPost / WashingtonPost
O bacon é dos ingredientes mais coringas na cozinha e aparece em várias receitas. No Brasil, ele costuma estar presente no feijão, enrolado no frango e até na batata frita.
Foto: Filipe Rau/AE)
Mas não se engane, apesar de delicioso e simples de preparar, existem alguns segredinhos para ter um bacon crocante e saboroso, como o jeito certo de fritar. Confira a seguir:
Foto: Divulgação
O bacon estará pronto quando estiver crocante e dourado, mas não queimado. O tempo de fritura vai depender da espessura dos cortes, do tamanho da frigideira e da intensidade do fogo. Antes de servir, coloque o bacon em papel-toalha para absorver o excesso de gordura.
Foto: Felipe Rau
Se preferir bacon douradinho e macio, corte o bacon em pedaços maiores, para permitir um cozimento mais lento. Preaqueça a frigideira em temperatura média-alta e adicione os pedaços de bacon. A alta temperatura inicial permitirá que o exterior do bacon doure rapidamente, selando-o. À medida que o bacon dourar por fora, o calor permitirá que a gordura comece a derreter, mantendo o interior mais macio.
Foto: Tiago Queiroz|ESTADÃO
Fritar o bacon em fogo muito alto pode resultar em um toucinho queimado e de cozimento irregular. Evite isso ajustando o fogo para médio ou médio-baixo, permitindo que o bacon frite lentamente e de maneira uniforme.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Colocar muitas fatias de bacon na frigideira de uma só vez também é um erro comum. Deixe espaço entre as fatias para que o calor circule melhor.
Foto: Luigi Di Fiore
Agora que você já sabe os segredos para fritar o bacon da forma correta, veja algumas receitas que levam o ingrediente.
Beatriz Castro - Radar