Foto: carolaraujo - stock.adobe.com/Adobe stock
A carne favorita do churrasco feito no Brasil é a picanha. E a fama dela não é à toa, já que apresenta equilíbrio de sabor, gordura, maciez e suculência.
Foto: Karina - stock.adobe.com
Ela também é considerada uma carne fácil de acertar na hora do preparo. A seguir, confira 6 dicas de especialistas para fazer uma ótima picanha:
Foto: H.LEITNER/Adobe Stock
A gordura é parte essencial do preparo da picanha, conferindo sabor e untuosidade ao corte. A dica é deixá-la bem dourada, mas sem queimar para não amargar. Ela é fundamental para o sabor e a maciez. Grelhe sempre a gordura primeiro e depois a parte da carne.
Foto: svenmilharcic - stock.adobe.com/Adobe stock
Deixe a grelha bem quente, para marcar e selar a picanha, e depois brasa ou fogo médio para dar ponto. Esse manuseio faz toda a diferença no sabor e textura da carne.
Foto: Leonardo Roza - stock.adobe.com/Adobe stock
Prepare a picanha em fogo sempre alto/médio, já que temperaturas muito baixas ou uma distância muito grande entre grelha e brasa, pode deixar a carne ressecada.
Foto: H.LEITNER/HLPhoto/Adobe Stock
Com a picanha, os churrasqueiros contam que valem a pena todos os pontos de cozimento da carne, mas se estiver passado e, principalmente, ao ponto, o corte tem suas qualidades ressaltadas. Fazer um pequeno corte enquanto grelha a carne e observar a cor rosada é uma maneira de conferir se ela já está ao ponto.
Foto: marcelo de breyne/art by pixel/adobe stock
Além de saber se o corte é picanha de fato, encontrar uma picanha de alta qualidade permite um resultado final melhor. Além do tamanho e peso, é bom ficar de olho na camada de gordura - a espessura de aproximadamente 1 dedo é ideal.
Foto: Candice Bell - stock.adobe.com
Na hora de escolher a carne no mercado, preste atenção na coloração, que deve ser vermelha viva e com aspecto fresco. Além disso, confira o equilíbrio entre gordura e carne e nível de marmoreio - a gordura entremeada nas fibras da carne.
Foto: Flavia Novais/AdobeStock
Planejar o churrasco perfeito pode parecer uma tarefa simples para muitos churrasqueiros experientes. Mas na verdade, chamar os amigos, escolher quem traz a bebida e comprar as carnes não são os únicos passos para organizar um bom churrasco.
Beatriz Castro - Radar