Foto: Israel Pinheiro
O sushi é uma das comidas japonesas de maior sucesso no Brasil e no mundo. O que muitos não sabem é que ele foi criado por acaso, devido a um problema de conservação de peixes.
Foto: Grafvision/Adobe Stock
Seguindo as primeiras técnicas de armazenamento de peixe no Sudeste Asiático, os filés eram salgados e acondicionados em um barril de madeira com camadas de arroz cozido entre eles. Com a fermentação natural do arroz, ocorria a liberação de ácido láctico, garantindo a conservação. O longo processo de armazenamento, porém, o arroz tornava-se impróprio para consumo, e somente o peixe era aproveitado.
Foto: ESTADAO CONTEUDO / ESTADAO CONTEUDO
Quando a técnica foi introduzida no Japão, no século VII, sofreu uma pequena modificação e as pessoas passaram a utilizar pedras para prensar o peixe cru e o arroz. Assim foi criado o tipo de sushi Narezushi, que tinha odor e sabor fortes. Um exemplo atual desse tipo de sushi é o Funazushi, feito com a carpa.
Foto: By Koji
Já no século XV, um tipo de sushi chamado Nama Narezushi foi criado. Com um período de fermentação menor, ele permitia o consumo do arroz e do peixe juntos. O Narezushi é considerado a primeira forma do sushi moderno.
Foto: DANIEL TEIXEIRA
Com passar dos anos, outras técnicas foram sendo incluídas, como o uso do vinagre no arroz, que diminuiu o tempo de preparo para apenas um dia. Além do ganho em tempo de preparo do sushi, o vinagre adicionou um sabor especial ao prato. Este tipo de sushi é chamado de Hayazushi.
Foto: By Koji
A grande popularização do sushi ocorreu em 1923, após a cidade de Tóquio ser atingida por um terremoto e muitos donos de quiosques alimentícios voltaram para suas regiões, ajudando a disseminar a receita do sushi por todo o Japão. Com a globalização, o sushi se espalhou por todo o mundo.
Foto: ESTADÃO CONTEÚDO / ESTADÃO CONTEÚDO
São vários os tipos de sushi que surgiram a partir destas descobertas, mas o mais famoso deles com certeza é o Nigirizushi, que foi criado pelo primeiro “sushiman” da história, Hanaya Yohei. Essa versão da comida tradicional se trata de um bolinho de arroz de sushi com uma fatia de peixe cru por cima, para consumo imediato.
Foto: FormaA/Adobe Stock
O Makizushi é outro tipo de sushi que surgiu a partir das criações anteriores. Ele é enrolado em formato cilíndrico e tem três tipos principais: futomaki, hossomaki e uramaki. Todos eles levam arroz e outros recheios enrolados em uma folha de alga desidratada, também conhecida como nori.
Foto: DANIEL TEIXEIRA
É fã de sushi e outras comidas japoneses? O Paladar separou os dez melhores lugares para comer pratos asiáticos. As sugestões são de restaurantes estrelados do Guia Michelin.
Beatriz Castro - Radar