Foto: Felipe Rau|Estadão
Fácil de ser preparado, esse alimento é uma ótima forma de versatilizar o consumo de frutas e vegetais
Foto: Alex Silva/Estadão
Compota é um alimento pastoso à base de frutas ou vegetais que pode acompanhar diversas receitas, como pães, tortas, torradas e até pratos elaborados. É uma ótima alternativa para quem deseja comer algo diferente ou salvar aquele alimento que já está passando do ponto na fruteira.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Embora sejam parecidas, compota e geleia não são a mesma coisa, tanto pelo processo de cocção quanto pelos aspectos no resultado. A compota tende, inclusive, a ser uma opção melhor por conter mais fibras e menos açúcar na composição.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Ainda assim, recomenda-se que o consumo de compota seja moderado, pois a dose de açúcar permanece considerável. Os benefícios desse alimento dependem muito da fruta utilizada em sua composição. Uma compota de cambuci, por exemplo, facilita o acesso a itens como ferro, vitaminas e antioxidantes.
Foto: Niels Andreas/Estadão
Fazer compotas do zero em casa é mais simples do que parece. No caso da versão doce, basta cortar a fruta de sua preferência e ter à mão uma porção de açúcar. Em nosso caderno de receitas é possível conferir ótimas sugestões para reproduzir, basta clicar no link abaixo.
Rafaela Beatriz - Radar