Foto: Neide Rigo|Estadão
Técnicas de preparo, ingredientes e comidas amplamente difundidas no dia a dia dos brasileiros são enraizadas na cultura dos povos originários
Foto: Michelle Mello | Estadão
O Brasil, assim como os demais países do continente americano, é uma terra essencialmente indígena, e esse grande fator influencia, entre outros aspectos, a maneira como a culinária brasileira é feita.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Preparar alimentos em folhas, como assar peixes em folhas de palmeira ou cozinhar pamonha na casca do próprio milho não só para protegê-los mas também para conferir mais sabor, por exemplo, é um método desenvolvido por povos originários.
Foto: LEO MARTINS
É também uma descoberta indígena o uso da mandioca para fins alimentícios. A raiz é a matéria-prima de diversos itens que marcam presença na cozinha comum, como tapioca, polvilho, beiju, tucupi e farinhas.
Foto: Fernando Sciarra/ Estadão
É da farinha que nasce um dos pratos brasileiros mais emblemáticos: a farofa, que é feita em versões diferentes com a adição de cebola, banana, linguiça e carnes em geral, e, em alguns casos, até insetos.
Foto: Alex Silva
O milho é outro alimento que, antes de ser difundido na cultura de outros povos, foi estudado por indígenas, resultando em uma série de pratos que levam fubá ou os grãos in natura.
Rafaela Beatriz - Radar