Foto: rostovtsevayu/Adobe Stock
As especiarias são grande parte do charme de muitas receitas, sejam elas doces ou salgadas. Entre as mais conhecidas, está o cravo-da-índia, o acompanhamento inseparável do beijinho, por exemplo.
Foto: hirosumu/Adobe Stock
O cravo-da-índia, na verdade, é a flor imatura de uma árvore, colhida quando ainda está dura. Após a colheita, ela seca até ganhar a cor de madeira. Apresenta sabor acentuado e pode sobrecarregar um prato se colocado em excesso. Quando é adquirido em pó, deve ser usado ‘com a pontinha de colher’.
Foto: Gabriela Biló|Estadão
Ele funciona muito bem em receitas doces e salgadas. Com aroma inconfundível, perfuma os preparos e traz um sabor especial ao tender, ao arroz e várias outras produções culinárias. Vale a pena incluir receitas com cravo-da-índia no seu dia a dia.
Foto: rsooll/Adobe Stock
Comoo usar crav-da-índia na culinária? A especiaria funciona melhor em receitas em que pode ser facilmente removida após ter deixado seu sabor, como em marinadas ou doces em calda. Em pó, empresta sabor a bolos e biscoitos, assim como a canela e o gengibre.
Foto: vinodpillai/Adobe Stock
Além de ter uma aroma maravilhoso e dar um sabor especial às receitas, o cravo-da-índia também possui benefícios para a saúde. O óleo extraído dele possui ação contra a formação de gases no estômago e intestino, como mostra a matéria de Juliana Carreiro, na editoria de Saúde do Estadão.
Foto: Mara Zemgaliete/Adobe Stock
Assim como o cravo-da-índia, existem muitas especiarias que são perfeitas para incrementar os pratos e trazer um sabor especial para suas receitas, como canela, cominho, curry, gengibre, noz-moscada, páprica, entre outras.
Beatriz Castro - Radar