Foto: Cacio Murilo/AdobeStock
O cuscuz é um dos pratos tradicionais do Nordeste e muito popular no mês de junho, quando festas juninas tomam todo o Brasil. Apesar disso, o alimento também se mantém firme no restante do ano com suas diferentes versões.
Foto: Brenda Blossom/AdobeStock
Ao contrário do que muitos pensam, o cuscuz não é uma comida tão gordurosa e, am alguns casos, pode até contribuir para a saúde quando o consumo é equilibrado.
Foto: JF Diório|Estadão
Ao Estadão, para a matéria de Giovanna Castro, a nutricionista Tarcila Campos explicou que tanto o cuscuz paulista quanto o nordestino são feitos à base de farinha de milho ou milho, e que apresentam benefícios à saúde.
Foto: Vasiliy - stock.adobe.com/Adobe stoc
O milho possui vitamina B1, A, e substâncias como fibras, cobre, ferro, potássio e carboidratos. Esses nutrientes contribuem para melhorar as funções intestinais e o humor, promovem saciedade e ainda possuem ação antioxidante.
Foto: M.studio/ Adobe Stoc
Vale destacar, porém, que nessas receitas é preciso ter atenção na proporção de manteiga ou margarina para não gerar desequilíbrio.
Foto: Luna Garcia
O cuscuz paulista é uma boa opção para quem gosta de ter uma dieta equilibrada, porque combina carboidrato (farinha de milho), vegetais, vitaminas, fibras, proteínas e minerais. Algumas receitas também utilizam camarão ou sardinha entre os ingredientes.
Foto: Renata Kerkmeester
O cuscuz nordestino, à base de milho, concentra carboidrato. Assim como no milho cozido e na pamonha salgada, é preciso ter atenção à quantidade de manteiga ou margarina adicionada. A receita simples é rápida e pode ser feita em casa seguindo apenas oito passos.
Foto: Werther Santana | Estadão
Delicioso e prático, esse pão usa flocão de milho hidratado no lugar da farinha, sendo sem glúten e mais saudável.
Beatriz Castro - Radar