Foto: DragonImages | Adobe Stock
Especialistas desmistificam 5 aspectos e ‘técnicas’ não verídicas que circulam no universo da culinária
Foto: Wakter Costa/Estadão
A cozinha, assim como diversos outros ambientes, é também um lugar em que circulam diversas ‘informações’ e ideias que em nada condizem com a realidade, e podem indicar uma série de retrocessos para quem faz parte desse universo.
Foto: Roen/Adobe Stock
Um dos grandes mitos que está encarnado nos costumes é a adição de óleo ou azeite na água de cozimento de massas. Os dois líquidos não se misturam e o óleo criará no macarrão uma barreira de proteção que impede a aderência ao molho.
Foto: Felipe Rau/Estadão
É fácil pensar que, para cozinhar vegetais, basta colocá-los em água fervente, mas não é bem assim. Para legumes que cresceram dentro da terra, é preciso uma imersão em água fria que, no decorrer do processo, vai aquecer e ferver.
Foto: Felipe Rau|Estadão
É comum o costume lavar o arroz antes de prepará-lo, mas temperá-lo e cozinhá-lo assim que sai do pacote não apresenta risco nenhum à saúde, pois os processos atuais de industrialização garantem um ingrediente de consumo seguro.
Foto: Taba Benedcito/Estadão
Entre os mitos citados, esse é um dos mais absurdos, pautado em uma pseudociência acerca do corpo - e do trabalho - feminino, sintetizando uma série de pensamentos machistas e marcando grandes atrasos nessa área da cozinha asiática.
Rafaela Beatriz - Radar