Foto: Marcelo Barabani/Estadão
Entenda como explorar os sabores, aromas e benefícios do ingrediente
Foto: Marcelo Barabani/Estadão
As receitas com alho ganham um toque especial, e há muitas formas de integrar esse alimento versátil. O alho é apreciado por seu sabor distinto e inúmeros benefícios, mas você realmente sabe explorar o ingrediente? O manual prático do alho de Paladar aborda essa temática:
Foto: weyo/Adobe Stock
Utilize alho fresco e amassado na hora, pois o alho amassado com sal e comprado pronto possui menos sabor e aroma.
Foto: Marcelo Barabani/Estadão
Para suavizar o aroma do alho, refogue o alimento na manteiga (substituindo o azeite ou óleo). Para isso, coloque o alho na frigideira ainda fria e desligue o fogo antes dele dourar.
Foto: Marcos Mendes/Estadão
Para aumentar a pungência do alho, ou seja, especificamente seus aromas e sabores, basta amassar o ingrediente ou picá-lo em pedaços menores.
Foto: Alex Silva/Estadão
Em receitas que precisam refogar o alho e a cebola, o alho deve ser colocado por último, porque cozinha mais rápido pela menor quantidade de água, diferente da cebola.
Foto: Aida Servi/Adobe Stock
Além das dicas para usar melhor o alho na cozinha, o manual completo da boa convivência com o alho também oferece outras informações úteis.
Foto: weyo/Adobe Stock
Os benefícios do alho são melhor aproveitados quando o alimento é consumido aliado a opções saudáveis na alimentação. O alho possui compostos organossulfurados, fibras prebióticas, ferro e potássio, que podem colaborar para reduzir o colesterol ruim, por exemplo. As informações são da matéria de Regina Célia Pereira ao Estadão, na editoria Saúde.
Foto: Tiago Queiroz
Esta receita de conserva é fácil de ser preparada e fica pronta em apenas cinco minutos, tornando-se uma excelente escolha para adicionar sabor aos pratos.
Foto: Louise Xavier
O chef Ítalo Bruno compartilhou com o Paladar esta receita que pode complementar qualquer sanduíche ou porção com um toque especial de sabor.
Juliane Moreti - Radar