Foto: Flavia Novais - stock.adobe.com/Adobe stock

Paladar

Pastel é tudo de bom

Pastel é um dos símbolos da criatividade paulistana e pode ser encontrado nos quatro cantos da cidade. Os ingredientes para o seu preparo são poucos mas a variedade de sabores é enorme. Até por isso, não é taõ fácil determinar qual é o melhor pastel de São Paulo. A seguir, confira as indicações de chefs que entendem muito do assunto.

Foto: Rodrigo - stock.adobe.com/Adobe stock

Pastel da Sueli

Para o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, do Pastel da Sueli, na Vila Medeiros, merece o título de melhor pastel de São Paulo. “São pastéis enormes e deliciosos. A fila começa a formar uma hora antes de abrir”.

Endereço aqui

Foto: trafa - stock.adobe.com/Adobe stock

Bar Simpatia 105

Este bar oferece apenas um sabor de pastel: lagosta e isso basta para o chef Rafael Mik. “O pastel de lagosta do Bar Simpatia 105 é ótimo pra acompanhar um choppinho na calçada”, sugere ianda o chef.

Endereço aqui

Foto: Augusto B. Clicks - stock.adobe.com/Adobe stock

Pastel da Maria

Neste estabelecimento, os chefs consultados recomendam o pastel de carne feito com patinho, cebola, tomate, alho, gengibre ralado, salsinha, azeite, sal e azeitona. “O pastel é crocante e bem-servido, com bastante recheio”, afirma chef Gustavo Pereira.

Endereço aqui

Foto: Leonardo Roza - stock.adobe.com/Adobe stock

Santo Pastel & Kibe

“Frito na hora e sequinho, com bastante recheio e muito saboroso, esse pastel virou ponto obrigatório quando vou comprar flores no Ceagesp”, conta o chef Gustavo Pereira.

Endereço aqui

Foto: Augusto B. Clicks - stock.adobe.com/Adobe stock

Hocca Bar

O Hocca Bar é conhecido por seu pastel recheadao com 150g de camarão, especiarias e blend de queijos. “Por ser bem recheado e saboroso faz muito sucesso no mercadão de SP, vale como programa de final de semana”, sugere Gustavo Pereira.

Endereço aqui

Foto: Jobz fotografia - stock.adobe.com/Adobe stock

Pastel do Yoka

No Yoka, você pode experimentar sabores exclusivos, como o pastel japonês que leva tofu, shitake, cebolinha e uma massa de peixe. “Nunca deixo de separar um tempinho para me deliciar por lá quando passo pelo bairro da Liberdade”, diz a chef Telma Shiraishi.

Endereço aqui

Foto: lcrribeiro33@gmail - stock.adobe.com/Adobe st

Para os amantes de pastel

Se você ama pastel, que tal aprender como fazer massa de pastel de feira em casa? Confira essa receita fácil de massa de pastel e recheie como quiser.

Receita completa

Produção

Gabriel Salim