Foto: Matheus - stock.adobe.com/Adobe stock
O Dia da Pizza é comemorado na próxima quarta-feira, 10, e nada melhor do que fazer uma massa perfeita para celebrar a data.
Foto: Settimana della Pizza / DIVULGAÇÃO
A receita é de Luciano Nardelli, o Lucho, da Carlos Pizza, e rende quinze discos individuais. De acordo com o chef, o segredo é a longa fermentação, que demora 35 horas para ficar pronta, o que inclui 24 horas de descanso em geladeira e 10 horas de repouso em temperatura ambiente.
Foto: Sunny Forest/AdobeStock
Para fazer a massa, você vai precisar de farinha de trigo, água gelada, sal e fermento biológico fresco.
Foto: Виктория Попова/ Adobe Stock
Coloque na batedeira a farinha, o sal e o fermento diluído em um pouco de água. Adicione o restante da água aos poucos, enquanto bate por aproximadamente 12 minutos na velocidade máxima. A massa deve ficar bem firme e elástica.
Foto: Kcuxen/ Adobe Stock
Após bater, despeje a massa num recipiente de plástico grande, tampe para não ressecar e deixe na geladeira por 24 horas. Divida em porções de 170g e acomode cada bolinha em um pote de plástico tampado e deixe descansar fora da geladeira por mais 10 horas.
Foto: Sebra/ Adobe Stock
Retire as porções dos potes conforme for montando as pizzas. Abra a massa com as mãos, em movimentos circulares, preservando a borda da pizza. A espessura da base precisa ficar uniforme para que ela asse por igual e os discos precisam ter 15 centímetros de diâmetro, aproximadamente.
Foto: Codo Meletti/Estadão
Use sêmola de milho para a massa não grudar na bancada e nas mãos. Não use farinha de trigo, pois ela vai alterar a textura da massa e queimar no forno.
Foto: Tiago Queiroz
Saiba mais dicas para fazer a pizza perfeita e as coberturas e truques para assar a pizza no forno doméstico.
Beatriz Castro - Radar