Foto: Daisy Daisy - stock.adobe.com/Adobe stock
Nos últimos tempos, o azeite de oliva tem sido considerado um ingrediente de luxo, e a famosa cena de regar saladas com o insumo não é mais tão vista nos restaurantes e nem dentro de casa.
Foto: m________k____ - stock.adobe.com/Adobe st
Mas por que os preços do azeite subiram tanto? A resposta para isso está no clima e no aquecimento global de forma geral.
Foto: FELIPE RAU
Na última década, as oliveiras têm mostrado sua vulnerabilidade, com muitas delas secando devido a condições climáticas cada vez mais difíceis, com secas e tempestades recorrentes.
Foto: AOE
Itália, Grécia e Espanha, os maiores produtores de azeite de oliva do mundo, foram os que mais sentiram o impacto, assim como chefs e consumidores, que estão confusos sobre o que fazer diante do aumento absurdo no preço do ingrediente básico.
Foto: FELIPE RAU
Em busca de ajudar os consumidores, o Paladar listou algumas dicas para economizar azeite de oliva nas preparações culinárias. Confira a seguir:
Foto: deniskarpenkov - stock.adobe.com/Adobe st
Substitua o azeite por manteiga em receitas como panetones, ou considere o uso de gordura de porco, o strutto, que pode ser incluído nos ingredientes de bolos e pães.
Foto: voltan - stock.adobe.com/Adobe st
Utilize a própria gordura da carne ou do peixe como alternativa ao azeite no preparo de proteínas.
Foto: Anatoly Repin/ Adobe Stock
Escolha um azeite de alta qualidade e use uma quantidade menor, pois um bom azeite pode proporcionar sabor com apenas um fio na receita.
Foto: Tiago Queiroz
Para economizar, também é preciso saber a melhor forma de armazenar o produto em casa. Assim, evite luz e calor. Especialistas apontam que esses elementos podem afetar o azeite, portanto, mantenha o produto em locais frescos e longe da claridade.
Foto: Freesia/Adobe Stock
Prefira sempre as embalagens pequenas, porque abrir a embalagem um menor número de vezes ajuda o azeite a não oxidar e perder suas qualidades.
Foto: Nilton Fukuda|Estadão
Também é interessante optar pelo azeite envazado em vidro escuro, pois ajuda a manter as propriedades. Não se esqueça que depois de aberto é importante respeitar o prazo de consumo, de no máximo seis meses.
Foto: marrakeshh/Adobe Stock
Conhecido como ‘ouro líquido’, o azeite faz parte do grupo dos superalimentos. Muito além da gastronomia, ele é rico em nutrientes e um dos melhores alimentos para a saúde.
Beatriz Castro - Radar