Foto: null
Produzido diretamente de Portugal ele harmoniza bem com receitas; saiba quais
Foto: Taylor's
O Vinho do Porto, um vinho licoroso, é produzido na Região Demarcada do Douro, onde fatores naturais e humanos criam condições únicas para sua elaboração.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Especialistas garantem que para uma experiência autêntica, o melhor é degustar o vinho do Porto produzido diretamente na região de Porto, onde a tradição e a qualidade fazem a diferença.
Foto: Melanie Lemahieu/Adobe Stock
A produção segue rigorosamente as normas estabelecidas pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, garantindo a autenticidade e qualidade do vinho.
Foto: Hélvio Romero/Estadão
As vinícolas em encostas montanhosas produzem uvas doces e concentradas, cuidadosamente pisadas para liberar nutrientes na vinificação. Confira a seguir dicas para escolher o melhor Vinho do Porto.
Foto: Divulgação/Porto a Porto
Existem dois tipos principais de vinho do Porto: Ruby e Tawny. A escolha entre eles dependerá do seu gosto e de como você pretende consumir o vinho
Foto: New Africa/Adobe Stock
Se optar pelo Ruby, saiba que ele é armazenado em grandes barricas, limitando o contato com a madeira. Portanto o ideal é que seja consumido rapidamente após abrir.
Foto: Melanie Lemahieu/Adobe Stock
Se o escolhido for o Tawny, saiba que ele envelhece por décadas em barris, absorvendo aromas da madeira e ganhando complexidade semelhante ao uísque. Se não estiver doce, pode ter sido mal armazenado.
Foto: Jeferson Soldi
A idade do Porto define sua complexidade: Tawnys com 10 a 40 anos oferecem camadas ricas de sabores, enquanto o Vintage, envelhecido por décadas, é ideal para colecionadores e ocasiões especiais.
Foto: Tiago Queiroz
Confira mais sobre esses estilos e descubra qual deles combina mais com o seu paladar.
Foto: Day Of Victory Stu./Adobe Stock
Este vinho também pode conquistar diversos paladares quando harmonizado com pratos específicos ou usado como ingrediente em receitas doces e salgadas.
Ester Cassavia - Radar