Foto: chagin/Adobe Stock
A ceia de Natal pede vinho e o que não pode faltar é o espumante na hora de brindar. Mas você sabe como escolher e como harmonizar os diferentes tipos da bebida? Descubra com as dicas do Paladar.
Foto: Krakenimages.com/Adobe Stock
Ao Paladar, Suzana Barelli, do Le Vin Filosofia (coluna de vinhos do Paladar), José Hilton, sommelier do grupo Pobre Juan, e Michele Souza, sommelière do Tuy, Cucina, deram dicas de como escolher o vinho ideal para a sua ceia. Veja a seguir:
Foto: LEO MARTINS
A estrela da noite com certeza é o espumante, especialmente por sua versatilidade em harmonizações e pelo simbolismo associado às festas. Para os especialistas, esse tipo de vinho é uma excelente opção para começar a ceia. Eles indicam um Cava Espanhol ou mesmo um Moscatel para abrir a noite com frescor e leveza. Além disso, espumantes combinam perfeitamente com entradas leves.
Foto: New Africa/ Adobe Stock
Os especialistas apontam os vinhos rosés como uma opção que agrada a maioria das pessoas. Segundo eles, esses vinhos são extremamente versáteis e harmonizam muito bem com os pratos típicos da ceia, agradando a diferentes paladares.
Foto: hitdelight/Adobe Stock
O que também não pode faltar é o vinho tinto para acompanhar assados e pratos principais. As variedades leves, como o Pinot Noir ou o Gamay, que têm baixa tanicidade, são mais fáceis de agradar a todos.
Foto: petrrgoskov/Adobe Stock
No entanto, existem receitas que pedem vinhos com mais taninos. Pratos mais pesados e untuosos, como carnes vermelhas e de porco são boas opções para acompanhar vinhos mais encorpados.
Foto: Pixel-Shot/ Adobe Stock
O vinho branco também combina muito bem com receitas natalinas e harmoniza com receitas mais leves, como saladas e entradas. Em busca de descobrir o melhor do mercado para a sua ceia de Natal, Paladar testou às cegas 16 rótulos feitos a partir da uva viognier.
Foto: LEO MARTINS
Paladar testou às cegas 22 espumantes brasileiros e elegeu os três melhores para as suas festas de fim de ano.
Beatriz Castro - Radar