Foto: Taba Benedicto/ Estadão
O tender é tradicional no Natal e há diversas variações em seu preparo, o que pode causar dúvidas na hora de fazer o prato.
Foto: ALEX SILVA
Para que você não tenha dificuldades, o chef Marcelo Vaz, do Brodo Restaurante, separou cinco dicas para o tender perfeito. Confira a seguir:
Foto: Ostapenko Anton/ Adobe Stoc
Uma boa ideia é fazer uma marinada para o tender, o que vai ajudar a trazer mais sabor e aroma para a peça. “Gosto de fazer marinada com suco de frutas ácidas. A laranja, tangerina, maracujá e abacaxi, ou até mesmo o vinho branco seco, são ótimas opções para a sua marinada”, revela Marcelo.
Foto: Ruzanna/Adobe Stock
Pelo fato do tender ser uma peça processada, que passa por defumações e curas, a quantidade de sal na peça já é suficiente para o preparo. Portanto, Marcelo sugere não adicionar mais sal ao tender e na marinada.
Foto: Taba Benedicto/ Estadão
Como o tender tem uma casca mais grossa na parte superior, faça pequenos cortes em forma de losango ao longo do seu comprimento. Essa técnica ajuda a carne a absorver melhor os temperos. Antes de colocar para assar, você pode passar mel e melaço com mostarda.
Foto: Taba Benedicto/ Estadão
Como as marinadas duram aproximadamente seis horas, comece o preparo da peça no início do dia ou no início da tarde, dependendo do horário da ceia. Outra dica é usar sacos próprios para assar e sempre acompanhar como molhos agridoce: frutas ácidas grelhadas com mel e uma boa cachaça, até mesmo com chutney.
Foto: brizmaker - stock.adobe.com/Adobe s
Por mais que o tender possa ser consumido cru, no forno ele adquire um sabor ainda mais defumado e acentuado. Quando for assar, deixe por aproximadamente 30 a 40 minutos no forno, em uma temperatura de 180°C.
Foto: Gabriela Biló|Estadão
Esse prato clássico de fim de ano foi feito pelo chef Carlos Siffert. Para ficar ainda mais especial, a receita simples leva legumes e compotas de frutas.
Beatriz Castro - Radar