Foto: Valentina Rychkova - stock.adobe/Adobe stock
Tubérculos, raízes tuberosas e bulbos são partes comestíveis das plantas que crescem sob o solo e fazem parte da alimentação diária. Apesar disso, pertencem a categorias botânicas distintas
Foto: barkstudio/Adobe Stock
Os tubérculos são caules subterrâneos dos vegetais, que funcionam como reserva de energia em forma de amido e de água durante os períodos secos e de inverno. Entre os exemplos consumidos no Brasil, estão batata inglesa, cará, mandioquinha e rabanete.
Foto: Pixel-Shot/ Adobe Stock
Já as plantas com raízes tuberosas têm o caule acima do solo e possuem grande quantidade de nutrientes, sobretudo carboidratos. Os principais exemplos são: batata-doce, beterraba, cenoura, inhame e mandioca.
Foto: weyo/Adobe Stock
Os bulbos são órgãos de estoque de nutrientes na base do caule. As raízes ficam sob o solo e o caule parte direto do bulbo para acima da terra, como acontece com o alho e a cebola.
Foto: id-art/AdobeStock
Os tubérculos, raízes e bulbos trazem benefícios para a nutrição humana de forma geral. Além de serem uma ótima fonte de energia, são ricos em fibras e minerais essenciais, vitamina A e vitaminas do complexo B e C. Além disso, esses alimentos têm nutrientes que ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e combatem o envelhecimento precoce.
Foto: JOSEANTONA/Adobe Stock
Agora que você já sabe as diferenças entre tubérculos, raízes e bulbos, que tal aprender algumas receitas fáceis com esses alimentos que são deliciosos e têm muitos benefícios para a saúde?
Foto: Sunny Forest/AdobeStock
O chef Cristiano Rodrigues, da Casa Porteña, ensina a preparar uma receita fácil e clássica de batata gratinada no forno com molho branco. A sugestão é servir esse acompanhamento ao lado de um filé bem macio de carne vermelha.
Foto: Evgeniy Agarkov/ Adobe Stock
O suco rosa é perfeito para quem quer manter uma dieta saudável, rica em vitaminas e ainda gosta de bebidas bonitas. Além da beterraba, este preparo também contém frutas em sua composição, como abacaxi e limão.
Foto: Louise Xavier
Às vezes um molhinho diferente faz falta no sanduíche. Esqueça o ketchup e a mostarda e faça esse molho de alho, que acompanha muito bem qualquer tipo de lanche ou porção, com um gostinho de alho inconfundível.
Beatriz Castro - Radar