Foto: New Africa/Adobe Stock
Aceto balsâmico e vinagre são a mesma coisa? Descubra as diferenças entre eles, como usar cada um e confira receitas simples e saborosas para aproveitar esses ingredientes na cozinha.
Foto: uliab/Adobe Stock
Aceto balsâmico vem do italiano e significa ‘vinagre balsâmico’. O nome remete ao seu traço aromático e complexo, além de propriedades nutritivas valorizadas historicamente.
Foto: fotografiche.eu/Adobe Stock
A principal diferença entre os produtos está na matéria-prima e no processo de fabricação. Enquanto o aceto balsâmico é feito a partir do mosto de uva reduzido e envelhecido, os vinagres tradicionais, como o de vinho, maçã ou arroz, são produzidos por fermentação alcoólica seguida de fermentação acética, que resultam em um líquido mais ácido e leve.
Foto: barbamauro/Adobe Stock
Muito versátil, o balsâmico costuma ser utilizado para temperar saladas, finalizar pratos, realçar o sabor de carnes e até mesmo de frutas ou queijos. Veja algumas sugestões de receitas simples para usar o produto:
Foto:
Uma espécie de carne louca mais sofisticada, esta carne fria leva molho de tomate, cebola, azeite e balsâmico. Ela serve como entrada, pode ser usada no sanduíche e também acompanha tortas e massas.
Foto: Patrícia Ferraz/Estadão/Cerâmica Susana Custódio Ateliê
Um acompanhamento simples, a maçã com balsâmico é ideal para acompanhar assados, em especial lombo de porco ou frango. A receita fácil fica pronta em 10 minutos e traz um sabor incrível aos pratos.
Foto: Letícia Almeida
Regado com azeite, mel e balsâmico, essa receita de vinagrete de ervilha é ideal para um churrasco.
Foto: Atlas/AdobeStock
Um ingrediente versátil, o vinagre de maçã pode ser usado de muitas formas na cozinha, seja em receitas mais elaboradas ou apenas para temperar saladas.
Beatriz Castro - Radar