Foto: LEO MARTINS
Márcio Silva, à frente do Exímia, recebeu o prêmio de Melhor Profissional de Bar do Mundo.
Foto: Juliana Primon
Ele é sócio e bartender do Bar Exímia, que foi recém inaugurado na região do Itaim Bibi, em São Paulo, junto aos irmãos Gabriel e Nicholas Fullen e da chef Manu Buffara.
Foto: Juliana Primon
Márcio desenvolveu a carta de coquetéis autorais da casa. Com ingredientes naturais e nativos do Brasil, o profissional criou drinques contemporâneos, com sabores equilibrados.
Foto: Juliana Primon
Entre as criações de Márcio para o Exímia, alguns coquetéis se destacam. Confira três drinques que você não pode deixar de provar:
Foto: LEO MARTINS
Inspirado na piña colada, esse coquetel tem um preparo meticuloso. Para ser feito é preciso cozinhar a casca do abacaxi em sous vide com rum. Também é preparado um quebra-queixo na Thermomix. Para finalizar, basta juntar limão e açúcar de coco à mistura. Então a bebida é coada lentamente em fibra de coco até sair totalmente clarificada.
Foto: LEO MARTINS
Esse drinque é feito com chocolate 70% cacau e tem a laranja inserida num cubo de gelo que refresca uma bebida mezzo negroni, mezzo boulevardier, graças a bourbon, gim japonês, vermutes, chá rooibos e bitters.
Foto: LEO MARTINS
Por fim, o drinque feito com tequila em homenagem a um amigo de Márcio Silva que vive no México. No coquetel, a acidez e o sal vêm da umeboshi (conserva da ameixinha umê), que é deixada em saquê. Para completar a receita, é adicionado licor de morango. Na finalização, ocorre um processo de filtragem e carbonatação para agregar frescor.
Foto: JJAVA/Adobe Stock
Uma fruta de sabor doce e característico, o abacaxi é uma das frutas mais utilizadas no preparo de drinques.
Beatriz Castro - Radar