Foto: marcelo de breyne/art by pixel/adobe stock
A picanha é uma das carnes mais famosas do churrasco e seu preparo é muito popular. Mas para um bom sommelier da peça, existem muitos erros comuns na hora de fazer a carne.
Foto: Candice Bell - stock.adobe.com
Ao Paladar, Paula Labaki, chef e pitmaster à frente da Labaki Deli Shop, e Bruno Panhoca, pitmaster especialista em BBQ Americano da Rac-Coon Smoke House, explicaram os principais erros e deram dicas de como preparar a picanha perfeita. Veja a seguir:
Foto: Rick Neves/Adobe Stock
Para os especialistas, a gordura é parte essencial do preparo da picanha, conferindo sabor e untuosidade ao corte. A dica é deixá-la bem dourada, mas sem queimar para não amargar.
Foto: Leonardo Roza - stock.adobe.com/Adobe stock
Eles também indicam deixar a grelha bem quente, para marcar e selar a picanha, e depois brasa ou fogo médio para dar ponto certo à peça.
Foto: svenmilharcic - stock.adobe.com/Adobe stock
Prepare a picanha em fogo sempre alto/médio, já que temperaturas muito baixas, ou uma distância muito grande entre grelha e brasa, pode deixar a carne ressecada.
Foto: Felippe Lopes/Adobe Stock
Com picanha, é difícil não fazer bonito. Os churrasqueiros contam que valem todos os pontos, mas se estiver quando passado e, principalmente, ao ponto, o corte tem suas principais qualidades ressaltadas.
Foto: Luciano Ribeiro - stock.adobe.com
Os especialistas não indicam o usa de sal grosso na picanha. Eles revelam, inclusive, que um dos principais erros na hora de fazer picanha é o excesso de sal, Além disso, vale colocar o sal após o preparo, na hora de fatiar. Uma boa sugestão é utilizar flor de sal.
Foto: Flavia Novais/AdobeStock
O manual do churrasco é um guia que ensina tudo o que você precisa saber para preparar um churrasco de qualidade.
Beatriz Castro - Radar