Foto: New Africa - stock.adobe.com/ Adobe st
Será que existe um vinho perfeito para o Natal? A colunista do Paladar no Le Vin Filosofia, Suzana Barelli, dá dicas de como escolher os vinhos certos para a sua ceia. Confira.
Foto: hitdelight/Adobe Stock
Segundo a especialista, o ideal é começar com os vinhos mais leves e ir abrindo os mais encorpados no decorrer do jantar. Se você tem dúvida da ordem dos vinhos, comece com os brancos, depois o rosés e depois os tintos.
Foto: Pixel-Shot/ Adobe Stock
Também é indicado começar com vinhos de menor teor alcoólico e seguir para os mais fortes no decorrer da ceia, pareando comidas leves com vinhos leves e receitas encorpadas com vinhos mais encorpados.
Foto: Rostislav Sedlacek/ Adobe Stock
Além dos espumantes, os vinhos brancos são perfeitos para acompanhar as entradas e os pratos leves da ceia de Natal. Entre as opções, a indicação ficou com os vinhos brancos de uva chardonnay, que têm perfil mais cremoso e apresentam boas opções de rótulos.
Foto: Africa Studio/Adobe Stock
Você também pode parear os vinhos mais secos e encorpados com os pratos principais da ceia, que costumam ser um pouco mais substanciosos. Entre os tintos bourdeaux, você pode optar pelos rótulos argentinos e chilenos.
Foto: Codo Meletti/Estadão
Suzana alerta que os pratos com molhos assumem papel importante na hora de decidir as combinações. Um molho de ervas para o pernil, por exemplo, sugere um vinho branco. Mas se a proteína tiver um molho mais substancioso, o caminho passa a ser um tinto.
Foto: Melanie Lemahieu/Adobe Stock
Não se limite a utilizar o vinho apenas na hora da ceia. Os vinhos podem ser ótimos presentes para as pessoas que apreciam a bebida. A dica de Suzana Barelli é procurar vinhos de estilos da preferência do seu amigo ou familiar.
Foto: Dasha Petrenko
O Paladar testou 16 marcas de vinho branco e definiu os melhores para a sua ceia ou jantar especial.
Beatriz Castro - Radar