Foto: Noppadol - stock.adobe.com
O bacalhau é um dos peixes mais consumidos no planeta, sendo ingrediente ‘obrigatório’ na mesa de várias das celebrações especiais, como o Natal e o Ano Novo.
Foto: exclusive-design - stock.adobe.c/Adobe stock
O peixe é usualmente comprado salgado e leva sabor e intensidade para ser preparado cozido, confitado, assado, empanado, grelhado ou ainda compondo o recheio de tortas, quiches e os famosos bolinhos de bacalhau.
Foto: Bruno Nogueirão
Para que você não tenha dificuldades na hora de preparar essas receitas, o CEO da Caxamar Brasil e especialista em bacalhau, Abner Almeida, deu dicas de como dessalgar o bacalhau a tempo das festas.
Foto: HLPhoto - stock.adobe.com/Adobe stoc
Vale destacar que o processo não é complexo, e a maior dificuldade é em relação ao tempo. Confira os 3 passos necessários para o dessalgue completo:
Foto: Ilia Nesolenyi - stock.adobe.com/Adobe stock
O bacalhau salgado deve ser lavado em água corrente, para retirar o excesso do sal.
Foto: Maya Kruchancova/Adobe Stock
Após a lavagem, o peixe deve ser colocado em um pote com tampa e bastante água gelada. Deixe ele totalmente imerso na água, mantendo-o na geladeira o tempo todo para que o sabor e frescor sejam preservados.
Foto: GCapture/ Adobe Stock
Troque a água de 4 em 4 horas, sempre adicionando água gelada. Este processo deve ser repetido por 1 a 4 dias dependendo do tamanho e altura dos lombos de bacalhau.
Foto: FELIPE RAU
Especialistas degustam às cegas diversas marcas de lombo de bacalhau dessalgado e elegem o melhor para a sua ceia de fim de ano.
Beatriz Castro - Radar