Foto: Vitor Faria
A coxinha é um clássico quitute brasileiro que ao longo do tempo foi ganhando novas versões, como a coxinha de costela, que só de imaginar dá água na boca.
Foto: Danilo Quadros / Outback
Ao Paladar, o chef Felipe Gurgel, do Abry Gastrobar, revelou a sua receita simples desta versão do aperitivo. Confira os ingredientes e o passo a passo a seguir:
Foto: Fabio Rossi
Para esta receita, você vai precisar de costela do dianteiro, cream cheese, farinha trigo, ovos, farinha panko, alho batido, cebola, azeite de oliva, tomilho, alecrim e sal grosso
Foto: Artem Shadrin/AdobeStock
Deixe a costela marinando com o alho, a cebola cortada em cubinhos, o tomilho, o alecrim batido no processador e o sal grosso. Após 24 horas marinando, coloque a costela no forno pré-aquecido a 180 °C no fogo baixo e deixe assar por 8 horas.
Foto: Khaletski Siarhei/ Adobe Stock
Depois de assada, desfie e leve a carne na panela com alho, cebola e azeite. Refogue bem e acrescente o cream cheese. Quando a mistura estiver desgrudando do fundo da panela, desligue o fogo.
Foto: Vitor Faria
Modele a carne no formato de coxinha, empane na farinha de trigo, ovo batido e farinha panko. Em seguida, é só fritar em óleo bem quente e servir com os acompanhamentos que preferir.
Foto: Mauro Holanda
A coxinha tradicional possui recheio de frango desfiado. No entanto, existe coxinha de tudo: calabresa, carne seca, costela, pernil, só de queijo, com pastrami, legumes, camarão e muito mais.
Beatriz Castro - Radar