Foto: Pam Walker/Adobe Stock
Descubra como transformar essa planta versátil em receitas deliciosas e aproveite seus benefícios para a saúde
Foto: Lili.Q/Adobe Stock
A tansagem é uma PANC que pode ser consumida crua, cozida ou até mesmo ser o ingrediente principal do molho pesto no lugar do manjericão.
Foto: Neide Rigo|Estadão
Existem ao menos três espécies do gênero que atendem por tansagem. São elas: Plantago australis, P. lanceolata e P. major. A primeira é bem comum e tem folhas com leve penugem e roseta bem aberta, enquanto a segunda tem folhas estreitas como lanças apontadas para cima e, na terceira, as folhas têm formato ovalado de colher, com base afilada.
Foto: Dinadesign/Adobe Stock
A tansagem pode ser encontrada facilmente pelas ruas se você prestar atenção. Mas em vez de recolher as folhas em qualquer lugar, o ideal é que as tenha no quintal de casa. Para isso, pode pegar sementes, fáceis de se encontrar na primavera e no verão. Outra opção é comprar as folhas em feiras de produtores orgânicos.
Foto: Neide Rigo|Estadão
Embora possam ser consumidas cruas, as folhas são meio adstringentes e amargas. Já quando cozidas ficam gostosas e apresentam taninos e amargores mais amenos, com um sabor agradável de cogumelos que se destaca.
Foto: Renata Sattler / Adobe Stock
Nas flores e sementes, o sabor de cogumelos secos é ainda mais marcante. Elas podem ser consumidas em qualquer estágio de desenvolvimento - quando as espigas estão ainda bem tenras, podem ser cozidas como aspargos e, quando as sementes estão já maduras, podem ser usadas como ingrediente em pães, biscoitos, bolos etc.
Foto: Adobe Stock
As folhas mais firmes, quando aferventadas por quatro minutos em água salgada, ficam com consistência de algas. Uma outra forma de consumir as folhas é como chips, com azeite e temperos.
Foto: Neide Rigo|Estadão
Fazer chips de tansagem é extremamente simples e, além de garantir snacks deliciosos para o dia, você consegue manter a alimentação saudável de uma forma prática e deliciosa.
Foto: Nahhan/Adobe Stock
As PANCs estão ganhando cada vez mais destaque na culinária. Elas não somente trazem ingredientes e sabores diferentes aos preparos, mas também são potencialmente saudáveis.
Beatriz Castro - Radar