Foto: Felipe Rau/Estadão

Radar

Geleia e compota: qual é a diferença?

Embora sejam parecidas, as receitas têm modos de preparo e resultados diferentes

Foto: Felipe Rau/Estadão

Pasta de frutas

Feitas com pasta de frutas para acompanhar pães, tortas, torradas ou outros alimentos, a geleia e a compota normalmente são confundidas por terem alguns aspectos em comum, mas são doces muito diferentes tanto pelo preparo quanto pelo resultado final.

Foto: Alex Silva|Estadão

Preparo da compota

No caso da compota, as frutas entram cortadas ou trituradas para cozinhar em uma panela com açúcar, e ao final a mistura adquire textura espessa, porém menos firme, e coloração mais escura.

Saiba mais

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Preparo da geleia

Já no preparo da geleia, as frutas são cozidas até ficarem macias e, depois, têm suas cascas, polpas e caroços peneirados. O líquido que sobra recebe adição de açúcar e, em alguns casos, pectina, uma fibra solúvel que garante firmeza à mistura.

Saiba mais

Foto: Codo Meletti/Estadão/Cerâmica Muriqui Poesia

Preparando em casa

Mesmo que as receitas sejam diferentes, fato é que nenhuma das opções é difícil de fazer em casa, e além de serem saborosas, podem ser ótimas medidas para conservar as frutas que já estão passando do ponto na fruteira ou no gavetão da geladeira. A seguir, você confere a sugestão de duas receitas práticas e diferentes.

Foto: Felipe Rau|Estadão

Compota de jabuticaba

Nessa receita, as jabuticabas entram com casca, açúcar e suco de limão na panela, e fica pronto em menos de uma hora. Clique no link abaixo para conferir o passo a passo completo.

Saiba mais

Foto: Tadeu Brunelli/ Estadão

Geleia de cupuaçu

Essa receita criada pela chef Tânea Romão leva ovos, manteiga com sal, polpa de cupuaçu, açúcar cristal e pimenta dedo-de-moça. Veja as instruções completas no link abaixo.

Saiba mais

Produção

Rafaela Beatriz - Radar

Veja mais Web Stories