Foto: Kathleen/Adobe Stock
Aprenda o passo a passo de uma guirlanda de Natal para servir, que foi o desafio do 4º episódio de MasterChef Confeitaria.
Foto: Sunny Forest - stock.adobe.com/Adobe stock
Para a massa, você vai precisar de 50g de manteiga, 1 envelope de fermento biológico seco, 1/2 xícara (chá) de açúcar, 5 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente), 1 e 1/2 xícara (chá) de leite morno, 1 colher (chá) de sal, 1 ovo e 1 gema diluída em 2 colheres (sopa) de água. Não esqueça da manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar.
Foto: Dash - stock.adobe.com/Adobe stock
Já para a cobertura, são necessários 1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas, 1/3 de xícara (chá) de nozes, 8 cerejas em calda, 1/4 de xícara (chá) de água e 1 xícara (chá) de açúcar.
Foto: darkkong - stock.adobe.com/Adobe stock
Misture o fermento, 1/3 do açúcar, 1 xícara de farinha e o leite em uma tigela. Espere 10 minutos, até espumar. Junte o sal, o ovo, o açúcar restante e a manteiga derretida. Aos pouquinhos, acrescente a farinha, trabalhando, até obter uma massa macia, que descole das mãos.
Foto: eshana_blue - stock.adobe.com
Cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora, até dobrar de volume. Divida a massa em 3 partes, faça um cilindro de uns 2 cm de diâmetro e aproximadamente 1 metro de comprimento com cada uma delas.
Foto: New Africa/ Adobe Stock
Faça uma trança e una as pontas para conseguir uma guirlanda arredondada. Transfira para uma assadeira grande untada com manteiga. Pincele com a gema e deixe crescer por mais 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180˚ C (médio).
Foto: diproduction - stock.adobe.com/Adobe st
Asse a guirlanda por cerca de 45 minutos, até que esteja bem crescida e dourada. Retire do forno e deixe esfriar.
Foto: Pixel-Shot - stock.adobe.com/Adobe stock
Espalhe as frutas cristalizadas, as nozes e as cerejas sobre a guirlanda, apoiando nas dobras do trançado.
Foto: azurita/Adobe Stock
Aqueça a água e o açúcar numa panelinha e mexa com uma colher de pau por, no máximo, 1 minuto, só até amornar e esbranquiçar, sem deixar ferver. Retire o glacê do fogo, despeje sobre as frutas e espere firmar antes de servir ou de embrulhar.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Essa versão feita com chocolate de árvore de Natal é muito bonita e extremamente deliciosa, sendo perfeita para servir como sobremesa.
Beatriz Castro - Radar