Foto: petrrgoskov/Adobe Stock
O Vinho do Porto é um produto com alto teor alcoólico produzido na região norte de Portugal. De sabor adocicado, a bebida combina com preparos doces e salgados.
Foto: hitdelight/Adobe Stock
Para que você possa ampliar seus horizontes sobre essa bebida, o Paladar foi atrás de especialistas que indicaram as melhores formas de harmonizar o Vinho do Porto. Confira a seguir:
Foto: Ilia Nesolenyi/Adobe Stock
Entre as opções salgadas, o chef Marco Silva, da B.Lem, e a chef Conceição Costa, do Pátio das Cantigas, apontaram os queijos de mofo azul (Roquefort, Gorgonzola, Stilton) como ótimas opções para combinar esse tipo de vinho. Outra boa alternativa, segundo os especialistas, são os queijos de cabra.
Foto: Leo Martins/Estadao
Apesar das opções salgadas serem ótimas, são as sobremesas que se destacam na harmonização com Vinho do Porto. Os chefs recomendaram, sobretudo, doces que levem uvas passas, frutas secas, nozes, chocolate ou recheios de maçã.
Foto: Africa Studio/Adobe Stock
Uma dica é ficar atento à quantidade de açúcar nessas receitas, pois o ideal é que a sobremesa seja menos ou tão doce quanto o vinho, para que ele ganhe destaque na experiência. O chef Martin Casilli, do grupo Sky Hall, recomenda também o uso de chocolates de sabor mais amargo para a harmonização não ficar enjoativa.
Foto: Melanie Lemahieu/Adobe Stock
Por se tratar de um vinho licoroso, os especialistas indicaram ainda que a sua degustação seja feita ao final das refeições.
Beatriz Castro - Radar