Foto: FELIPE RAU
Um levantamento feito pela Sodexo Benefícios e Incentivos aponta que 65% dos trabalhadores brasileiros preferem levar as próprias refeições para o local de emprego (2023).
Foto: Rericson/Adobe Stock
Em 2023, a média nacional do valor de uma refeição completa (prato feito, bebida, sobremesa e café) está na faixa dos 40 reais, segundo dados da ABBT.
Foto: Tiago Queiroz
Você sabe como montar uma marmita equilibrada? A seguir, o chef Henrique fogaça, chef do Sal Gastronomia e jurado do Masterchef, ensina a fazer a marmita perfeita.
Foto: Luiz Fernando/Vugulu Photo/Adobe Stock
A primeira dica do chef é montar as marmitas com antecedência: você pode cozinhar o arroz, o feijão e as misturas e depois congelar. Se programe: “o que vou comer durante a semana?”
Foto: Adobe Stock
Após congelado e requentado, o feijão pode ficar bem engrossado e pastoso. Há quem não goste, mas se esse é o seu caso, Fogaça tem uma dica de ouro.
Foto: Marcelo Chello/Estadão
A dica é deixar o caldo do feijão um pouco mais aguado do que o de costume. Ao congelar e esquentar a marmita, a água evapora bastante, deixando o caldo perfeito na hora de comer.
Foto: Felipe Rau | Estadão
A dica do chef é sempre variar nos preparos e temperos, utilizando sempre pimentas, legumes, carnes, grãos e receitas diferentes.
Foto: FELIPE RAU
“No caso da carne, é possível ser versátil preparando um picadinho, iscas, fazer uma bolonhesa ou um belo ragu”, conta o chef.
Foto: ESTADÃO CONTEÚDO / ESTADÃO CONTEÚDO
Pimenta-do-reino, ervas secas, orégano, alecrim, tomilho, sálvia e manjericão, se utilizados, podem trazer potência e variedade de sabor.
Foto: Fernando Sciarra|Estadão
Acertar o básico é um ótimo começo para fazer uma boa marmita. Arrasta pra cima para aprender de vez a fazer um arroz branco soltinho e bem temperado, com a chef Janaína Torres.
Helena Gomes
Luigi Di Fiore