Foto: Cristiane Furtado e Luis Fernand/AdobeStock
Do mesmo grupo da batata inglesa e da batata-doce, o tubercúlo é mais nutritivo e benéfico para saúde do que outras raízes
Foto: paulovilela/AdobeSrock
Muito utilizado na cozinha, o inhame é uma excelente fonte de carboidratos complexos, fibras, minerais e vitaminas, que ajudam a regular o organismo e prevenir doenças. Comparado à batata, o inhame é mais saudável, pois possui um índice glicêmico mais baixo e é rico em nutrientes essenciais.
Foto: EPITACIO PESSOA
As fibras presentes no inhame promovem a saúde digestiva e ajudam na manutenção de um peso saudável.
Foto: Felipe Rau|Estadão
O inhame também é excelente para pessoas com diabetes devido ao seu índice glicêmico relativamente baixo, o que evita picos nos níveis de açúcar no sangue.
Foto: ALEX SILVA
Além disso, esse tubérculo é rico em vitamina C, vitamina B6, potássio, magnésio e folato (B9), que têm funções cruciais no fortalecimento do sistema imunológico, formação de glóbulos vermelhos, função muscular e saúde cardiovascular.
Foto: JB Neto/AE
Assim como a batata, o inhame pode ser consumido na forma de sopas, purê, assado, refogado ou salteado. Confira algumas receitas a seguir:
Foto: Felipe Rau|Estadão
Esta receita deliciosa fica pronta em apenas três passos e utiliza poucos ingredientes. O cuscuz de inhame é a escolha perfeita para quem é fã do prato e quer variar no preparo.
Foto: Felipe Rau|Estadão
Esse bolo fica delicioso e se encaixa perfeitamente em um lanche da tarde ou um café da manhã nutritivo.
Foto: Thaís Barca/Divulgação
A sopa de legumes é o prato ideal para incluir o inhame. A receita é fácil e saborosa, com uma textura que não é cremosa e nem pegajosa.
Beatriz Castro - Radar