Foto: New Africa - stock.adobe.com/ Adobe st

Radar

Já ouviu falar em vinhos naturais?

Entenda o conceito por trás dessa categoria da bebida e conheça alguns rótulos

Foto: Hélvio Romero/AE

O conceito

Embora todo vinho possa ser considerado natural por ser à base de uvas fermentadas, o conceito ‘natural’ é utilizado para designar rótulos isentos de componentes químicos que alteram o aroma e o sabor da bebida.

Foto: Day Of Victory Stu./Adobe Stock

Produção orgânica

Os vinhos isentos desse aditivo são fruto de produções orgânicas e biodinâmicas, algumas delas baseadas no conceito de agricultura autossustentável de Rudolf Steiner, que concilia a não utilização de produtos químicos com o guia cósmico.

Foto: ALEX SILVA/ESTADAO

Como funciona

As produções de vinho natural realizadas sob esse conceito descartam o uso dequalquer componente que não seja de origem natural durante o cultivo e a fabricação, pautando o tratamento dos vinhedos nas fases da lua e na posição dos planetas.

Foto: ALEX SILVA/ESTADAO

Exemplares

De acordo com a especialista Suzana Barelli, alguns exemplares de vinho natural são produzidos pela vinícola italiana de Elisabetta Foradori, e são rótulos como Lezèr Teroldego, Sgarzon Teroldego e o Granato Teroldego. Leia mais na matéria ‘Hoje é dia dos vinhos naturais e biodinâmicos’, disponível no link abaixo.

Saiba mais

Produção

Rafaela Beatriz - Radar

Veja mais Web Stories