Foto: marysckin - stock.adobe.com/Adobe stock
O prato, tipicamente italiano, é presença garantida nos almoços de domingo em família
Foto: Ricardi D'Angelo/Divulgação
As camadas da lasanha misturadas ao molho e queijo derretem a cada mordida, mas é preciso cuidado para não errar na receita. O Paladar consultou os chefs Salvatore Loi, do Modern Mamma Osteria, Gustavo Rozzino, do restaurante TonTon, e outros para entender como preparar a lasanha perfeita:
Foto: Marcelo Pucci/ Divulgação
O ideal é usar massa fresca, pois você consegue trabalhar uma textura delicada e abrir ao ponto de alcançar uma espessura fina. Pensando nesses critérios, também é possível escolher uma marca disponível no mercado.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Molho, massa, recheio e queijo devem ser colocados nesta sequência, prestando atenção ainda na proporção entre as camadas, totalizando de cinco a sete folhas de massa entre os milímetros de recheio.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Alguns chefs acreditam que não há necessidade de cobrir a lasanha com papel-alumínio ao assar, basta fazer cortes transversais na massa. Outros, por sua vez, utilizam o truque desde que a lasanha tenha sido montada com antecedência e conservada em geladeira.
Foto: TonToni / Divulgação
Uma outra sugestão para um toque final especial é, depois que retirar a lasanha do forno, deixá-la descansando de 5 a 10 minutos. Gostou dessas dicas e quer conferir outras? Acesse o conteúdo completo no link abaixo e veja a seguir receitas de lasanha:
Foto: RICARDO DANGELO
Coloque as dicas em prática com uma receita clássica. A lasanha à bolonhesa pode servir tanto para o almoço quanto para o jantar.
Foto: Luigi Di Fiore
Agora, se você quiser experimentar uma versão diferente de lasanha, pode apostar nessa de tomate seco e ricota, fácil de fazer em casa e saborosa.
Juliane Moreti - Radar