Foto: Prashant ZI/Adobe Stock
O leite em pó é uma versão de um dos insumos mais populares do mundo e também vai muito bem em receitas.
Foto: panya99/Adobe Stock
No entanto, é preciso ficar atento a algumas questões, pois ele só funciona em preparos específicos. Quando pensar em fazer uma receita com leite em pó, lembre de utilizá-lo naquelas que precisam do leite desnatado. A única situação em que o uso do leite em pó fica restrito é em receitas que pedem estritamente leite integral, pois elas necessitam de leite com gordura, o que o produto não tem mais.
Foto: Narsil/Adobe Stock
Muitas pessoas pensam que o leite em pó é somente o leite líquido em formato de pó, mas não é bem assim. O leite passa por um grande processo para se tornar pó.
Foto: Pixel Shot/ Adobe Stock
Para se tornar leite em pó, o leite líquido, primeiro, cai em gotas, passa por espécies de esguichos que jorram ar quente, fazendo com que ele seque e desidrate. Este processo é chamado de pulverização e retira grande parte ou totalmente a gordura.
Foto: pamela_d_mcadams - stock.adobe.com/Adobe st
Outra transformação que acontece é a retirada da água do leite, que pode ser fonte de contaminação por microrganismos que a consomem. Com a extração desses dois componentes, o leite em pó passa a ser um produto que dura muito mais tempo e torna-se mais fácil de ser transportado.
Foto: Divulgação
Agora que você já sabe como é feito e quando utilizar o leite em pó, que tal aprender algumas receitas que levam o produto? Confira a seguir:
Foto: Rafael Wainberg
Esse bolo de leite em pó macio e molhadinho é perfeito para uma sobremesa, mas também pode ser servido como lanche da tarde.
Foto: Mauro Holanda
Um gelato delicioso e diferente que combina quindim e leite em pó. É a sobremesa ideal para os dias quentes.
Foto: Miró Gastronomia
Quem não gosta de uma pipoca doce? Esse tipo de receita costuma lembrar a infância, mas essa receita é um pouco diferente e no lugar do corante vermelho, a calda é feita com leite em pó.
Beatriz Castro - Radar