Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Veja também qual é a melhor do mercado segundo especialistas
Foto: Werther Santana | Estadão
Existem diversos tipos de linguiça, como a paio, toscana, calabresa e portuguesa, cada uma com suas particularidades na produção e no resultado final. A linguiça toscana, crua e curada, é conhecida por mesclar carne e gordura suína na composição. E a calabresa?
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Linguiça calabresa não é tudo igual. A linguiça calabresa é composta por carne suína e pimenta-calabresa, enquanto a tipo calabresa é elaborada com outras carnes separadas e proteínas vegetais. Descubra qual é a melhor do mercado:
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Especialistas avaliaram, às cegas, nove marcas de linguiça tipo calabresa do mercado, considerando sabor, aparência, aroma e textura entre os critérios de avaliação. Confira quais marcas se destacaram no pódio:
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Cozida e defumada, a linguiça desta marca se destacou em terceiro lugar pelo sabor que acentua uma leve acidez, sal e picância no paladar.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Composta por carne mecanicamente separada de ave, pimenta-calabresa, cebola e alho, o aroma sutil de defumação e o sabor levemente adocicado foram os pontos positivos desta marca, que ficou em segundo lugar no pódio.
Foto: Alex Silva
A marca número um do teste tem textura firme, sabor acentuado, untuosidade presente e bom percentual de gordura. Esta linguiça tipo calabresa é preparada com defumação natural, carne suína, de frango e porco e proteína de soja.
Foto: LEO MARTINS
Especialistas convidados de Paladar testaram 10 marcas de linguiça toscana do mercado, elegendo a de maior qualidade. Entre os pontos positivos deste tipo de linguiça estão o preço mais acessível e sua suculência. Confira toda as marcas avaliadas.
Juliane Moreti - Radar