Foto: Carey Jaman Copr/ Adobe Stock
Aprenda a dar sabor e maciez às carnes com o Manual da Marinada, que ensina o processo e oferece dicas essenciais
Foto: Alleko/ Adobe Stock
A marinada é uma mistura de temperos que torna a carne mais saborosa e macia. Ela inclui um ácido (como vinagre, vinho ou frutas cítricas), ingredientes aromáticos (como cebola, alho, ervas e especiarias) e, opcionalmente, uma gordura (como azeite ou manteiga). A carne absorve esses sabores, resultando em um prato delicioso.
Foto: Jiri Hera/ Adobe Stock
Para temperar a marinada, use ervas frescas, que agregam mais sabor devido à concentração de óleos essenciais em comparação com as versões secas. Além disso, especiarias como o gengibre devem ser moídas na hora para intensificar o sabor.
Foto: Cozine/ Adobe Stock
Depende de cada receita, mas para cortes de carne com até 2 kg, os especialistas recomendam marinar por 24 horas. Para peças maiores, com mais de 10 kg, o ideal é marinar por até 3 dias, sempre mantendo a carne sob refrigeração. Esse tempo é necessário para que a carne absorva completamente o sabor da marinada.
Foto: Ostapenki Anton/ Adobe Stock
Para garantir um cozimento uniforme, retire a carne da geladeira com antecedência suficiente para que ela atinja a temperatura ambiente antes de ir ao forno. Isso assegura que a carne cozinhe de maneira mais homogênea e fique suculenta.
Foto: Leonid Iastremskyi/ Adobe Stoc
Depois do tempo da marinada, separe a carne, mas não lave. Se for necessário, retire o excesso de líquido e temperos da carne com papel toalha. E você pode aproveitar a marinada também para fazer um molho delicioso e deixar a carne com mais sabor.
Foto: Анна Скворцова/ Adobe Stock
Receita prática de marinada de cachaça e ervas frescas para deixar a carne de porco suculenta e muito saborosa.
Foto: Guilherme Gomes/Estadão
Embora muitas vezes usadas como sinônimos, na cozinha temperar e marinar são técnicas diferentes. Confira abaixo para entender.
Beatriz Yamamoto