Foto: vaaseenaa/AdobeStock
Embora a receita seja desafiadora, nada melhor do que saborear um croissant para entrar no clima das Olimpíadas de Paris
Foto: Taba Benedicto/Estadão
O croissant é caracterizado por seu interior macio, exterior crocante e, claro, sabor delicioso, características que são resultados de uma massa bem feita. A padeira Claudia Rezende, da Zestzing descomplicou os passos da receita:
Foto: nadianb/Adobe Stock
Para a receita, você vai precisar de leite integral, farinha de trigo, água, açúcar, sal, fermento biológico seco e manteiga sem sal em ponto de pomada. Confira as proporções de cada ingrediente na receita completa e anote os passos a seguir:
Foto: jobi_pro - stock.adobe.com/Adobe stock
Dissolva o fermento na água e adicione 55 g de farinha. Misture até eliminar todos os grumos e polvilhe 73 g de farinha sobre a massa na tigela. Em seguida, deixe descansar entre 15 a 30 minutos, até a superfície craquelar.
Foto: Pixel Shot/ Adobe Stock
Dissolva o açúcar e o sal no leite em uma tigela pequena e logo depois transfira tudo para a tigela da batedeira. Junte a farinha e a manteiga em pomada, batendo na velocidade 1 por 4 minutos.
Foto: Drobot Dean - stock.adobe.com/Ado
Forme uma bola com a massa e transfira para uma tigela untada com óleo, cobrindo para deixar descansar por 1h30. Dobre a massa algumas vezes, modele um quadrado com ela e envolva em filme plástico. Leve à geladeira a noite.
Foto: HandmadePictures/Adobe Stock
Coloque a manteiga no centro de uma folha de papel-manteiga. Mantenha na geladeira no mínimo 2 horas antes de usar, retirando em seguida.
Foto: Liz Devine/Adobe Stock
Abra a massa em uma superfície polvilhada com farinha até obter um quadrado de 28 cm de lado. Coloque o quadrado de massa na bancada e disponha o quadrado de manteiga no centro da massa, com um dos lados voltados para você.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Dobre as pontas da massa sobre a manteiga com os vértices no centro do quadrado de manteiga. Abra a massa com o rolo até obter um retângulo e faça uma série de 3 dobras, intercalando com um descanso no freezer de 1 hora.
Foto: Amanda Perobelli/Estadão
Abra a massa na bancada polvilhada com farinha até obter um retângulo com 4 mm de espessura. Corte triângulos com 8 cm de base e 22 cm de altura. Enrole os croissants e coloque-os numa assadeira forrada com tapete de silicone ou papel-manteiga. Leve os croissants à geladeira durante a noite.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
No dia seguinte, misture um ovo com leite e sal e pincele os croissants. Deixe-os descansar na assadeira, cobertos com filme plástico entre 2 e 3 horas ou até aumentar de volume.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Por fim, pincele novamente os croissants com a mistura de ovo e asse em forno preaquecido a 190°C por 6 minutos. Depois, reduza para 180°C e deixe assar até dourar.
Juliane Moreti - Radar