Foto: Inga/ Adobe Stock
Conhecida originalmente como pâte brisée, o preparo leva poucos ingredientes e passos para ficar pronta
Foto: denio109 - stock.adobe.com/Adobe stock
Embora o nome ‘’massa podre’' possa causar estranheza, é apenas o apelido da pâte brisée, uma massa clássica que tem um sabor neutro e uma textura quebradiça.
Foto: null
Apesar do nome curioso, essa massa é extremamente útil e excelente na culinária, especialmente servindo como base para quiches e tortas salgadas. Confira quais ingredientes usar na receita:
Foto: Brebca/ Adobe Stock
Você vai precisar de 10g de sal, água, 230g de manteiga integral sem sal e 380g de farinha de trigo peneirada. E os passos? Veja a seguir:
Foto: BublikHaus - stock.adobe.com/Adobe st
Comece misturando a farinha, o sal e a manteiga com as pontas dos dedos, criando uma ‘‘farofa’'.
Foto: New Africa/ Adobe Stock
Vá adicionando água aos poucos e sovando essa massa até obter uma textura homogênea.
Foto: Pixel Shot/ Adobe Stock
Por fim, guarde a massa podre por 30 minutos na geladeira antes de usar. Veja os detalhes dessa receita no link abaixo e, a seguir, receitas de torta e quiche para incluir essa massa.
Foto: Codo Meletti/Estadão
No Caderno de receitas do Paladar, você confere receitas de tortas salgadas. Durante o preparo, substitua a massa tradicional pela pâte brisée, adicionando os sabores da sua preferência no recheio.
Foto: Caroll Miguel
O quiche também é uma excelente opção para utilizar a massa podre. Aprenda a como fazer um quiche de três queijos no link abaixo.
Foto: St. Chico
A chef Helena Mil Homens, da padaria St. Chico, recomenda consumir o quiche de cogumelos combinado a uma salada generosa ao lado, criando uma refeição completa.
Juliane Moreti - Radar