Foto: Tiago Queiroz
Com sabor intenso, gorduroso e aroma defumado, o bacon é um dos ingredientes favoritos de muitas pessoas para dar um toque especial em qualquer receita
Foto: Tiago Queiroz
Considerado extremamente especial na cozinha, esse alimento tem um dia para chamar de seu: 31 de agosto. E para fazer as homenagens devidas, o Paladar testou às cegas 15 marcas de bacon com a ajuda de especialistas.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Os jurados avaliaram os bacons a partir de critérios como aparência, textura, aroma e sabor. Depois de fatiadas, as peças passaram por três métodos de cocção - além de grelhadas na frigideira em sua própria gordura, as fatias foram assadas na airfryer e no micro-ondas. Uma das amostras acabou desclassificada por apresentar um cheiro químico desagradável.
Foto: Tiago Queiroz
Ao final do teste, os especialistas definiram um ranking com todos os produtos e destacaram os três melhores. Confira a seguir:
Foto: Tiago Queiroz
O bacon, que faz parte da linha premium da marca, conquistou o terceiro lugar no teste às cegas. Elaborado com barriga de porco, tem aroma natural de fumaça e passa pelo processo de cura lenta.
Foto: Tiago Queiroz
A marca F.A. foi classificada como a segunda melhor. Produzido com barriga suína, sal e açúcar, o bacon passa por defumação com lenha frutífera. O sabor defumado, sal na medida e as notas de cravo-da-índia agradaram os jurados.
Foto: Tiago Queiroz
O bacon elaborado pela charcutaria artesanal foi o campeão do teste às cegas. Elaborado com panceta suína, leva açúcar mascavo e especiarias na composição. Apresentou boa proporção entre carne e gordura, além de sabor equilibrado com um toque agradável de defumação.
Foto: Brian Yarvin - stock.adobe.com/Adobe stock
Fritar o bacon da forma correta vai depender do resultado desejado. Se preferir um bacon fininho, seco e crocante, coloque os cubos ou fatias na frigideira fria, certificando-se de que estejam bem espalhados. Ligue o fogo em temperatura baixa. À medida que a frigideira esquentar, a gordura do bacon começará a derreter lentamente e isso permitirá que o bacon cozinhe suavemente.
Foto: Felipe Rau
Agora, se quiser um bacon douradinho e macio, corte o bacon em pedaços maiores, para permitir um cozimento mais lento. Preaqueça a frigideira em temperatura média-alta e adicione o bacon. A alta temperatura inicial permitirá que o exterior do bacon doure rapidamente. Conforme os pedaços dourarem por fora, o calor permitirá que a gordura comece a derreter, mantendo o interior mais macio.
Foto: Estadão
O Paladar faz uma série de testes às cegas com diversos produtos encontrados nos supermercados e, com a ajuda de especialistas, define um ranking com as melhores escolhas. Confira a seguir outras bebidas testadas por Paladar.
Beatriz Castro - Radar