Foto: LEO MARTINS
Com as festas de fim de ano se aproximando, o espumante é um item indispensável para tornar as celebrações ainda mais especiais
Foto: LEO MARTINS
Você sabia que não existe somente um tipo de espumante? Essa categoria é bem mais ampla do que se pensa e apresenta intensidades e sabores para todos os gostos. Venha conferir:
Foto: LEO MARTINS
Considerado como o estilo mais consumido, o espumante brut é elaborado - na maioria das vezes - com chardonnay e pinot noir, entretanto, ele pode ser feito com diversas variedades. Seu processo retira o que restou da levedura após a fermentação e adiciona o licor de expedição. Sua elaboração pode ocorrer pelos dois métodos.
Foto: New Africa/ Adobe Stock
Aos que amam espumantes mais encorpados, o rosé é uma ótima opção. Elaborado com ao menos uma uva tinta, sua coloração diferenciada vem do contato da casca com o mosto ou da adição de vinho tinto. Ele permite a harmonização com receitas mais substanciosas. Sua elaboração também pode ocorrer pelos dois métodos.
Foto: Fernando Fernandes/AE
Feito apenas pelo método clássico, esse espumante é elaborado somente na região demarcada de Champanhe, na França. Seu processo pode acontecer com a branca chardonnay e com as tintas pinot noir e pinot meunier (fermentadas sem a casca). Suas notas aromáticas semelhantes à panificação acontecem por conta dos 15 meses em contato com as leveduras durante a segunda fermentação.
Foto: null
Elaborado pelo método charmat com a uva glera - anteriormente chamada de prosecco -, esse espumante é feito em algumas regiões do Vêneto e do Friulli, no norte da Itália. Como as regras do prosecco são de 2009, as regiões que já tinham o plantio da uva continuaram com o uso de seu nome.
Foto: LEO MARTINS
Feito no método clássico, o espumante elaborado nas regiões demarcadas da Espanha também apresenta produção com variedades locais, como parellada e xarel.lo. Há ainda o corpinnat, uma dissidência dos pequenos produtores do cava que possui regras mais rigorosas de preparo.
Foto: LEO MARTINS
Agora que você sabe que existe vários tipos de espumantes, o que acha de conferir os melhores rótulos para brindar o Réveillon?
Julia Burian - Radar