Foto: Vanessa Volk - stock.adobe.com/Adobe stock
Amanteigadinha, torradinha e com muitas possibilidades de combinação, assim é farofa perfeita. Mas para que isso seja possível, também é necessário escolher a farinha ideal.
Foto: AGPhotography - stock.adobe.com/Adobe stoc
Ao paladar, a vice-campeã do Masterchef e autointitulada ‘chef farofeira’ Deh Werneck deu dicas de como alcançar a farofa perfeita, começando pela escolha da farinha. Confira a seguir:
Foto: Alex Silva
Na opinião de Werneck, três farinhas são ideais para uma boa farofa: farinha de mandioca, farinha Panko e farinha de milho.
Foto: M. Makela - stock.adobe.com/Adobe st
A farinha de mandioca é a melhor base para uma boa farofa, de acordo com a especialista. Além de ser muito popular no Brasil, ela permite que se brinque com a textura, podendo ficar mais crocante ou mais amanteigada, dependendo do tipo que você escolher (torrada ou crua, por exemplo) e do modo de preparo: torrada fina ou biju, que tem uma textura flocada e absorve bem a umidade da manteiga.
Foto: Sea Wave - stock.adobe.com
A farinha Panko (feita de pão) vem ganhando popularidade para além da culinária japonesa e empanamento de carne, frango e peixes. Para Werneck, ela é ótima para fazer uma boa farofa.
Foto: Juliana/ Adobe Stock
Outra boa opção é a farinha de milho, que diferente das anteriores, combina bem acompanhada de uma fruta, como o maracujá.
Foto: Andrea Ferrara/ Arquivo pessoal
Você já sabe quais são as melhores farinhas para farofa. Que tal colocar esses conhecimentos em prática com algumas receitas simples? Confira a seguir:
Foto: Alex Silva
Férias e verão combinam com um churrasco de respeito. Para completar a gostosura, uma farofa apimentadinha e cheia de sabor é a pedida certa. Esse preparo leva castanha de caju, pimenta dedo de moça e dois tipos de farinha: panko e biju.
Foto: Alex Silva
Descubra como fazer essa farofa com pistache e com um toque de limão delicioso que vai bem com qualquer prato.
Foto: Taba Benedicto/ Estadão
Este preparo versátil e saboroso pode servir como acompanhamento para diversos pratos.
Beatriz Castro - Radar