Foto: FELIPE RAU
O azeite de oliva é um dos ingredientes mais utilizados na cozinha e tem sido considerado ‘ouro’ devido ao seu alto preço. Justamente por isso, é preciso saber a melhor forma de armazenar o produto em casa.
Foto: FELIPE RAU
Especialistas apontam que a luz e o calor podem afetar o azeite, portanto, mantenha o produto em locais frescos e longe da claridade.
Foto: Tiago Queiroz
Além disso, prefira sempre as embalagens pequenas, porque abrir a embalagem um menor número de vezes ajuda o azeite a não oxidar e perder suas qualidades.
Foto: Wesley Gonsalves
Mais do que saber armazenar, é importante saber escolher também. Durante a ida ao supermercado, lembre de evitar produtos muito baratos, o que denuncia má qualidade ou adulteração. Outra pista é observar a data de envase, quanto mais recente, mais fresco o produto.
Foto: Freesia/Adobe Stock
Também é interessante optar pelo azeite envazado em vidro escuro, pois ajuda a manter as propriedades. Não se esqueça que depois de aberto é importante respeitar o prazo de consumo, de no máximo seis meses.
Foto: Tiago Queiroz
Em busca de descobrir o melhor azeite de oliva fabricado em solo nacional, o Paladar testou seis marcas brasileiras encontradas nos supermercados. Para isso, um time de especialistas foi convidado a degustar às cegas as amostras.
Foto: Estadão
O Paladar faz uma série de testes às cegas com diversos produtos encontrados nos supermercados e com a ajuda de especialistas define um ranking com as melhores escolhas.
Beatriz Castro - Radar