Foto: Cristiane Furtado e Luis Fernand/AdobeStock

Paladar

Qual é a melhor forma de consumir inhame? Veja receitas

O inhame, sempre muito popular na gastronomia, tem se destacado por sua versatilidade e pelos benefícios que oferece para a saúde

Foto: EPITACIO PESSOA

Benefícios do inhame

O tubérculo é rico em carboidratos complexos, que são uma fonte importante de energia para o corpo. Além disso, é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais. Entre os nutrientes do inhame, destacam-se a vitamina C, vitamina B6, potássio, magnésio e folato (B9).

Foto: Elle Bramble/Cultura Creative/AdobeStock

Como consumir inhame?

Devido à presença de oxalato e toxinas em sua composição, o inhame deve obrigatoriamente ser cozido antes do início de qualquer preparação. O processo de cozimento ajuda a reduzir os níveis dessas substâncias que podem causar irritação ou desconforto digestivo em algumas pessoas.

Foto: LEO AZEVEDO

A casca do inhame pode ser consumida?

A casca do inhame é comestível e pode fornecer benefícios nutricionais adicionais. Porém, é importante considerar as preferências pessoais de cada pessoa sobre textura e sabor, tolerância digestiva e métodos de preparação.

Foto: Odu Mazza/AdobeStock

Como comer a casca?

Caso decida consumir a casca, é importante se atentar à higienização adequada para remover qualquer sujeira ou resíduos que possam estar presentes no alimento. Se possível, adquira inhames orgânicos para reduzir a exposição a produtos químicos.

Foto: Cristiane Furtado e Luis Fernand/AdobeStock

Diferença entre inhame orgânico e de mercado

O inhame comum e o orgânico têm os mesmos benefícios em termos nutricionais, mas a versão orgânica do alimento é sempre a melhor escolha, já que pode ter a ausência de resíduos de produtos químicos, além de contribuir na promoção de práticas agrícolas sustentáveis.

Foto: Cristiane Furtado e Luis Fernand/AdobeStock

Há alguma contraindicação?

O inhame é uma opção saudável para a maioria das pessoas, mas seu consumo deve ser evitado por alguns grupos, como pessoas com intolerância ou alergia ao tubérculo. Quem tem doenças renais também precisa evitá-lo, pois ele contém substâncias que podem contribuir para a formação de cálculos renais em algumas pessoas.

Leia mais

Foto: Thaís Barca

Receitas com inhame

Agora que você já sabe como consumir e preparar o inhame para utilizado na cozinha, que tal aprender algumas receitas simples com o alimento? Confira a seguir:

Foto: Thaís Barca/Divulgação

Sopa de legumes com inhame

Uma sopa fácil de fazer e muito saborosa, que apresenta textura menos cremosa e pouco pegajosa. É a opção perfeita para ser consumida nos dias frios.

Veja a receita

Foto: Thaís Barca/Divulgação

Creme de morango com inhame

Esse doce saudável com inhame é uma excelente opção para crianças em fase de introdução alimentar, ou até mesmo para qualquer pessoa que queira relembrar os sabores da infância sem o acréscimo de açúcar.

Veja a receita

Foto: Ligia Skowronski

Pão de queijo de inhame

Um pão de queijo diferente, essa receita fácil leva inhame, sendo uma ótima maneira de usufruir dos benefícios do tubérculo para a saúde.

Veja a receita

Produção

Beatriz Castro - Radar

Veja mais webstories