Foto: DC Studio/ Adobe Stock
A uva-passa, a tâmara e o damasco são alguns dos exemplos de frutas secas que ganham mais atenção nesta época de Natal e Ano Novo e que possuem diversos benefícios.
Foto: Dash - stock.adobe.com/Adobe stock
Elas recebem a palavra ‘seca’ no nome porque passam por um processo de desidratação, onde a água é retirada. Esse processo preserva mais nutrientes, além de concentrar mais os açúcares naturais, tornando-as mais doces e duráveis.
Foto: Igor Normann/ Adobe Stoc
Embora essas frutas se tornem protagonistas no Natal, elas não precisam ficar restritas a essa temporada. Na cozinha, elas trazem sabor, textura e até um toque de sofisticação para qualquer receita. Combinam bem com bolos, tortas, pães, saladas e até pratos principais.
Foto: Alex Silva/AE
Além de deliciosas, essas frutas secas oferecem diversos benefícios para a saúde, como fibras, vitaminas e minerais. Descubra a seguir a melhor fruta seca para você:
Foto: Nulekkk/Adobe Stock
As uvas-passas são normalmente consumidas como lanche rápido, adicionadas a cereais, saladas, bolos e tortas. Elas são ricas em fibras, que ajudam a melhorar a saúde intestinal, além de regularem os níveis de açúcar no sangue graças ao seu índice glicêmico moderado.
Foto: pilipphoto/ Adobe Stock
Já o damasco é uma fruta seca macia e levemente doce, muitas vezes consumida com queijo brie ou sozinha, em receitas como pães, bolos ou até mesmo em saladas. Ele é uma excelente fonte de fibras, rico em betacaroteno, que contribui para a saúde da pele, e tem antioxidantes como flavonoides e polifenóis, que ajudam a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento celular.
Foto: grinny/Adobe Stock
As tâmaras são bastante doces e pegajosas, muito consumidas em lanches, misturadas a iogurtes ou usadas em receitas doces como bolos. Elas são ricas em fibras, que ajudam na digestão e no controle de peso. Além disso, as tâmaras fornecem potássio e magnésio, que são essenciais para a saúde do coração e dos ossos.
Foto: Filipe Araujo/Estadão
Aprenda preparos com opções que fazem parte desse grupo, para experimentar diferentes texturas e sabores, sem exagerar.
Beatriz Castro - Radar