Foto: Rido/Adobe Stock
A 4ª Copa Cerveja Brasil elegeu as três melhores cervejas brasileiras de 2024; confira mais detalhes
Foto: Divulgação Empório Alto dos Pinheiros
O anúncio ocorreu durante uma cerimônia realizada na Academia da Cerveja, em São Paulo, no dia 6 de dezembro.
Foto: Brent Hofacker/Adobe Stock
O evento foi organizado pela Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal), que elegeu os melhores rótulos entre 268 finalistas. Confira as melhores cervejas de 2024:
Foto: stokkete - stock.adobe.com
O bronze foi para a Walfänger Doppelbock, da Cervejaria Walfänger, de Ribeirão Preto (SP). A bebida é caracterizada pelas notas de malte e baixa fermentação, se aproximando do estilo alemão clássico.
Foto: Rido/Adobe Stock
A medalha de prata ficou com a Canoa Quebrada, da 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR). Com inspiração no estilo gose alemão, a bebida é refrescante, ácida e salgada ao mesmo tempo.
Foto: chika_milan/Adobe Stock
Eleita a melhor cerveja do concurso com a medalha de ouro na categoria Best of Show, a Alma Mater, da Cervejaria Stannis, de Jaraguá do Sul (SC), foi o grande destaque da competição. A cerveja clara tem fermentação mista, que combina blond ale com levedura convencional e brettanomyces.
Foto: Wasan/Adobe Stock
O concurso teve a participação de 137 cervejarias de 89 cidades em 21 estados e no Distrito Federal. No total, foram avaliados 1.060 rótulos por 90 jurados. A competição contou com 139 estilos de cerveja, incluindo categorias brasileiras, como Catharina Sour, Manipueira Selvagem e Brazilian Hop Beer.
Foto: magdal3na/Adobe Stock
O concurso entrega medalhas de ouro, prata e bronze às cervejas que alcançam a pontuação exigida nas etapas regionais. Entre os medalhistas de ouro, três são escolhidos como Best of Show na final nacional. Além disso, os vencedores ganham inscrições para representar o Brasil na World Beer Cup.
Foto: Lana Pinho/ Divulgação
Especialista ensina o jeito certo de degustar cerveja como um verdadeiro sommelier.
Beatriz Castro - Radar