Foto: LEO MARTINS
Final de ano é sinônimo de celebração e um dos convidados mais irreverentes dessa comemoração é o espumante
Foto: LEO MARTINS
Por conta disso, o Paladar resolveu avaliar os espumantes brasileiros para entender qual é o melhor. Em uma iniciativa 100% editorial, o teste analisou bebidas originárias do Rio Grande do Sul e elaboradas pelo método clássico de produção.
Foto: LEO MARTINS
Para o teste, o Paladar convidou especialistas no assunto: Jéssica Marinzeck, sommeliere; Gianni Tartari, eleito por duas vezes o melhor sommelier brasileiro; Thiago Mendes, dono da escola de vinhos EnoCultura; Felipe Campos, professor da The Wine School; e Rodrigo Lanari, sócio da consultoria Winext. Confira a classificação:
Foto: LEO MARTINS
Em 3º lugar, o espumante de Chardonnay (60%), Pinot Noir (30%) e Riesling Itálico (10%) passa 12 meses com leveduras. Dourado, com borbulhas finas, traz aromas de frutas cristalizadas e baunilha. Teor alcoólico: 12,5%.
Foto: LEO MARTINS
Em 2º lugar, o Miolo Milléssime Brut Rosé 2020, feito 100% com Pinot Noir do Vale dos Vinhedos. Fresco, cremoso e persistente, destaca-se pelo aroma de frutas vermelhas e notas de panificação. Teor alcoólico: 12,5%.
Foto: Leo Martins
Em 1º lugar, o Victoria Geisse Brut Vintage passa 36 meses com leveduras, revelando aromas cítricos e de frutas secas. Fresco, persistente e cremoso, conquistou os avaliadores. Teor alcoólico: 12,5%.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Se você deseja uma celebração de alta qualidade, o que acha de conferir os produtos destaques do ano para uma ceia perfeita? Confira outros testes do Paladar:
Julia Burian - Radar