Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Muito presente na cozinha dos brasileiros, a linguiça calabresa é um ingrediente versátil e que vai bem em várias receitas.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Pode ser inserida no feijão, passada na frigideira para servir como petisco ou ainda complemento de molhos, recheio de pães, de massas e de tortas. O embutido também é muito utilizado na cobertura de pizzas.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Em busca de descobrir as melhores linguiças calabresas do mercado, o Paladar reuniu um time de especialistas para realizar um teste às cegas com os produtos. As 9 linguiças selecionadas foram avaliadas a partir de critérios como aparência, aroma, textura e sabor.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Ao final do teste, os jurados definiram um TOP 3 com os melhores produtos. Confira a seguir:
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
A linguiça tipo calabresa da marca conquistou o terceiro lugar. Cozida e defumada, é feita de carne suína, carne mecanicamente separada de frango e de porco, além de proteína de soja. Na boca, tem leve acidez, um pouco a mais de sal, além de picância.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
A marca, que levou medalha de prata, é cozida, defumada e contém carne mecanicamente separada de aves em sua formulação. Além de alho, cebola e pimenta-calabresa, consta no rótulo a presença de pimenta dedo-de-moça e gengibre entre os condimentos. Com aroma sutil de defumação, a linguiça apresenta sabor levemente adocicado e poderia ter um pouco mais de untuosidade.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
A linguiça tipo calabresa da marca foi a campeão do teste. Ela é cozida e defumada, elaborada com carne suína e carne mecanicamente separada de frango e porco, com proteína de soja na formulação. Tem textura firme, bom percentual de gordura e é um pouco mais salgada que o necessário.
Foto: Estadão
O Paladar faz uma série de testes às cegas com diversos produtos encontrados nos supermercados e com a ajuda de especialistas define um ranking com as melhores escolhas.
Beatriz Castro - Radar