Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Peritos em confeitaria e panificação testam e elegem a melhor paçoca do mercado
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Entre os muitos subprodutos que o amendoim pode oferecer está a paçoca, um doce que é a cara da tradicional festa junina, mas, por ser tão popular entre os brasileiros, é amplamente consumido o ano inteiro.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Seja em formato de rolha ou tijolinho, é possível encontrar unidades de paçoca à venda em praticamente todos os lugares: mercados, padarias, lojas de conveniência na estrada, quitandas de bairro e por aí vai. Isso justifca a quantidade enorme de marcas fabricantes do doce encontrada.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
E ao contrário do que muitos pensam, as marcas não são todas iguais. Os produtos possuem diferenças significativas na fórmula, o que impacta diretamente na qualidade. Foi com o intuito de encontrar a melhor marca que o Paladar realizou um teste.
Foto: Vitor/AdobeStock
O teste que faz parte da série Paladar Testou contou com a participação de cinco especialistas em confeitaria e panificação, que juntos provaram amostras de 11 marcas de paçoca.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
As amostras foram avaliadas às cegas em quesitos como sabor - que deve evidenciar a naturalidade do amendoim, pouco açúcar e um toque de sal - e textura.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
As provas levaram a uma lista classificatória, cujo primeiro lugar foi ocupado pela marca Dadinho, cuja paçoca apresenta uma textura ideal, sabor delicado e boa cremosidade, embora tenha uma quantidade elevada de açúcar. O produto ganhou o selo Paladar.Peritos em confeitaria e panificação testam e elegem a melhor paçoca do mercado
Rafaela Beatriz - Radar