Foto: New Africa/Adobe Stock

Paladar

Qual é o melhor presunto do mundo? TasteAtlas responde

Guia gastronômico divulga ranking dos melhores presuntos do mundo e revela grandes destaques internacionais

Foto: Codo Meletti/Estadão

Top 3

O 1º, 2º e 3º lugar ficaram com o país localizado na Península Ibérica com variações do mesmo tipo de presento: Jamón Ibérico. Confira a seguir:

Foto: Maresol/Adobe Stock

3º lugar - Jamón Ibérico

Na 3º posição, o Jamón Ibérico tradicional conquistou 4,7 estrelas em uma escala de 5. É um presunto único, produzido de porcos ibéricos pretos que comem uma dieta de milho, bolotas e outras rações. Como resultado, o presunto curado é vermelho escuro, marmorizado com veios de gordura. Seu sabor é doce, de nozes e levemente salgado.

Foto: Вячеслав Косько/Adobe Stock

2º lugar - Jamón 100% ibérico de bellota

Considerado a variedade mais requintada de presunto ibérico, este presunto levou o 2º lugar na lista, com 4,8 estrelas. Ele é elaborado com carne de porcos ibéricos pretos 100% puros, que pastam livremente e se alimentam de uma dieta baseada. O presunto curado em sal e seco ao ar é tipicamente envelhecido por cerca de três anos ou mais, produzindo carne vermelha escura que é marmorizada com veios de gordura e definida por um sabor doce e de nozes.

Foto: Cio18/Adobe Stock

1º lugar - Jamón ibérico de bellota

Com 4,8 estrelas, esta variedade de presunto ibérico conquistou o 1º lugar no ranking. Ele é produzido com carne proveniente de porcos ibéricos alimentados com bolota (bellota) que são 75% ou 50% de raça ibérica pura, o que significa que foram cruzados com outros porcos. O jamón ibérico de bellota representa cerca de 13% da produção total de presunto ibérico e é distinguido por um rótulo vermelho.

Foto: Codo Meletti/Estadão

Mais destaques

Outros países que se destacaram na lista foram Portugal, em 4º lugar, e Itália, com a 5ª e 6ª colocação. Ambos os país aparecem em outras posições no ranking entre 329 tipos de presunto. O Brasil não integra a lista.

Foto: null

Como funciona o TasteAtlas?

As classificações do guia gastronômico são baseadas em votações e opiniões populares, ou seja, de pessoas que não são especialistas em gastronomia. Os usuários do TasteAtlas votam de 0,5 a 5,0 em pratos, bebidas e restaurantes autênticos, com o site posteriormente reunindo esses dados e criando médias globais.

Foto: Jobz fotografia - stock.adobe.com/Adobe st

Veja também: 3 queijos brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo

O TasteAtlas revelou quais são os melhores queijos do mundo, já listados para o ano de 2025. Entre os destaques estão três queijos brasileiros, com um deles figurando entre os 50 primeiros.

Confira aqui

Produção

Beatriz Castro - Radar

Veja mais web stories