Foto: LEO MARTINS

Paladar

O melhor vinho branco para as festas de fim de ano

Com a chegada das festas, uma bebida que não pode faltar nas ceias de Natal e Ano Novo é o tradicional vinho branco.

Foto: LEO MARTINS

Teste às cegas

O Paladar testou às cegas 16 brancos, com preços entre R$ 80,79 e R$ 396, elaborados com a uva de origem francesa, que promete fazer sucesso no Brasil.

Foto: Pixel-Shot/ Adobe Stock

Uva viognier

Trata-se da uva viognier, que dá origem a brancos mais encorpados e também bastante aromáticos, o que se encaixa no perfil de vinhos apreciados pelos brasileiros. Além disso, seus aromas e sabores combinam com várias receitas natalinas. Veja como foi o teste:

Foto: LEO MARTINS

Especialistas convidados

Cinco especialistas convidados provaram os vinhos às cegas (sem saber qual amostra correspondia a qual rótulo) e pontuaram os vinhos em uma escala de até 100 pontos. Confira o top 3:

Foto: LEO MARTINS

3º lugar - Guaspari Viognier Vista do Bosque 2022

Elaborado na Serra da Mantiqueira, este foi o primeiro vinho a chamar atenção para o potencial da viognier no Brasil. De coloração amarelo palha, mescla notas de maça verde, com damascos, pêssegos e um toque floral e outro baunilha e de tostados. É encorpado, potente, e com boa persistência, mas carece de um pouco de acidez. Tem 14,5% de álcool.

Foto: LEO MARTINS

2º lugar - Les Fleurs Sauvages Abbots Delaunay Viognier 2022

Esse vinho tem características de viognier de estilo clássico, aromático, com notas de fruta branca, pêssegos e nectarinas, própolis e um toque cítrico, de lima. Cremoso no paladar, mas com acidez presente, o que o torna gastronômico, e leve toque de doçura no final de boca. Tem 13,5% de álcool.

Foto: LEO MARTINS

1º lugar - Siegel Naranjo Viognier 2023

Este branco foi o destaque do teste às cegas. Depois de fermentação, ele amadurece por 12 meses em barricas de carvalho. Com coloração alaranjada, traz aromas que remetem a nêsperas, damascos, cítricos, mel e até chá mate. No paladar, é complexo, com leve adstringência, pelo tanino presente nas cascas, que se destaca da textura mais cremosa. É persistente, com boa acidez. Tem 14% de álcool.

Veja o ranking completo

Foto: Estadão

Paladar Testou

O Paladar Testou realiza testes 100% editoriais, com degustações às cegas de produtos disponíveis no mercado, sem que marcas ou jurados conheçam as opções avaliadas.

Saiba mais

Foto: LEO MARTINS

Veja também: o melhor espumante para as festas

Paladar testou às cegas 22 espumantes em busca de descobrir o melhor para as festas.

Confira aqui

Produção

Beatriz Castro - Radar

Veja mais web stories