Foto: RHJ - stock.adobe.com/Adobe stock
Existe bebida mais brasileira do que a cachaça? Feita a partir da cana de açúcar, ela passou por uma certa reinvenção nos últimos anos e deixou de ser vista como uma bebida de boteco barata.
Foto: Milton Buzon - stock.adobe.com
A cachaça se tornou o principal símbolo da coquetelaria brasileira e, aos poucos, foi se firmando como um destilado versátil que vai bem em diversos tipos de drinques, mas também pode ser apreciada pura.
Foto: Leonidas - stock.adobe.com/Adobe stock
O Paladar reuniu especialistas para revelar as melhores cachaças para tomar sozinha. Confira a seguir as favoritas dos bartenders e mixologistas.
Foto: RHJ - stock.adobe.com
Para Alex Mesquita, diretor criativo do Elen, a Magnífica Solera é a melhor cachaça para consumir pura, mas que também pode ser usada em coquetéis, evidenciando seus toques especiais de frutas secas, baulinha e mel, além de ser considerada boa no paladar.
Foto: Rodrigo Azevedo/ Divulgaç
Pedro Píton, chefe do bar do restaurante Animus, revela que a Princesa Isabel Bálsamo e Jaqueira está entre as melhores cachaças para tomar pura, mas que também funciona em drinques. Ela possui complexidade entre as notas de especiarias e toques frutados, que em conjunto dão um resultado agradável ao paladar.
Foto: Maurício Motta/Estadão
Marlon Silva, bartender chef e sócio do Drunks menciona que vale consumir a Porto Vianna Tradicional pura. Ela é uma cachaça de características leves, principalmente seu aroma e retrogosto de mel, considerado o segredo da produção final. Apesar de poder ser consumida pura, também mescla com diferentes drinques.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Após conferir as melhores cachaças para tomar pura, descubra quais são as melhores cachaças brancas vendidas nos mercados. O Paladar testou às cegas 13 marcas da bebida de até R$ 100.
Foto: Marcelo Curti Verfe/ Adobe Stoc
A cachaça é, sem dúvida, o destilado mais querido do país. Além se ser consumida pura, ela pode compor drinques dos mais variados estilos.
Beatriz Castro - Radar