Foto: HC FOTOSTUDIO - stock.adobe.com/Adobe stock
O provolone é um queijo típico da Itália, conhecido por sua massa filada com textura elástica. Por todo seu sabor e intensidade, o queijo, feito com leite de vaca, ganhou espaço na gastronomia brasileira.
Foto: HC FOTOSTUDIO - stock.adobe.com/Adobe stock
Pela relevância, Paladar decidiu avaliar marcas de provolone para entender qual é a melhor do mercado em aspectos como frescor, textura, aroma e sabor. O teste foi conduzido com o queijo in natura e na versão grelhada.
Foto: Tiago Queiroz
Na avaliação, o júri contou com o diretor de marketing do Pobre Juan, Marcelo Maia, o chef consultor italiano Sauro Scarabotta, a chef Jacqueline Iwao, do restaurante Urban Kitchen, o cozinheiro e especialista em charcutaria Egon Jais, da Jais Hand Made, e o chef e assador argentino Chico Mancuso, do Rincon Escondido. Após a degustação, três marcas se destacaram no ranking:
Foto: Tiago Queiroz
Essa marca conquistou o terceiro lugar. Sua coloração levemente dourada, aroma de defumação e textura macia foram os pontos positivos.
Foto: Tiago Queiroz
Dona da medalha de prata, a marca Roni apresentou um queijo de textura firme e levemente esfarelenta. O aroma lácteo combina com o sabor, que possui notas de defumação e sal.
Foto: Tiago Queiroz
Em primeiríssimo lugar, o provolone da marca Tania conquistou com sua textura firme e aroma defumado e lácteo. Além disso, esse queijo curado e defumado mostrou um sabor equilibrado e de leve picância ao final.
Foto: Tiago Queiroz
Além dos queijos, há outros produtos que se destacaram em diferentes testes do Paladar. Confira o link abaixo para saber em quais marcas apostar.
Julia Burian - Radar