Foto: Joshua Resnick/ADobe Stock
Os petiscos são parte importante da culinária mundial e no México não é diferente. O país tem uma verdadeira coleção de aperitivos na cozinha que são famosos no mundo todo.
Foto: Exclusive Design/ Adobe Stock
Com avaliações de pessoas de todas as partes do planeta no TasteAtlas, a plataforma que ranqueia pratos e regiões listou os melhores petiscos mexicanos. Veja, a seguir, os cinco aperitivos considerados os maiorais no México:
Foto: Matias Arroyo/Estadão
É o nome da popular comida de rua mexicana que geralmente é consumida como um lanche para viagem. É feita com grãos de milho maduros, epazote e sal. O milho é grelhado e raspado, ou cozido com epazote, e então é tipicamente servido em xícaras pequenas, coberto com pimentas, suco de limão ou queijo cotija.
Foto: My point View/ Adobe Stock
Uma variedade de comidas mexicanas que são preparadas em barracas de mercado e nas ruas, como fajitas, tortas, tamales, tacos, tostadas, tlayudas, elote, chalupas, gorditas, empalmes, quesadillas, cemitas, empanadas, pambazo, chilaquiles e nachos. Vegetais, frutas e sopas como pozole e menuda também são classificados como antojitos.
Foto: Wellington Nemeth
Um lanche mexicano simples que consiste em uma tortilha de farinha ou milho recheada com queijo que derrete bem. É comumente dobrada ao meio e consumida. Uma quesadilla também pode ter alguns outros ingredientes no interior, como carnes, feijões ou batatas, mas o queijo é sempre obrigatório.
Foto: undefined / ESTADAO CONTEUDO
São tortilhas grossas, feitas de farinha de milho e recheadas com uma variedade de ingredientes, como carne, queijo, feijão, cacto nopal e salsa ou guacamole. Devido à sua espessura, elas podem suportar alguns ingredientes que uma tortilha comum não pode, como ensopados grossos.
Foto: Andrew Scrivani|NYT
Embora também seja uma palavra espanhola para milho, elote também refere-se a uma comida de rua mexicana popular que consiste em espiga de milho coberta com limão e maionese e depois enrolada em queijo cotija esfarelado e pimenta em pó.
Foto: Tomás Rangel
A classificação da plataforma é feita por meio das avaliações dos usuários. Portanto, as notas não são baseadas em opiniões de profissionais ou especialistas em gastronomia. As pessoas atribuem pontuações a pratos típicos de diversas partes mundo e a plataforma reúne a média desses pontos, que são utilizados para determinar a posição geral de cada prato ou região.
Beatriz Castro - Radar